AS CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO DA/PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18624Palavras-chave:
ensino, Redação, prática pedagógica, sistematização coletiva do conhecimento, EnemResumo
O presente artigo analisa as contribuições da/para prática pedagógica dos professores de Redação Enem, por meio da abordagem teórico-metodológica da Sistematização Coletiva do Conhecimento (SCC). O objetivo geral é analisar as contribuições que a SCC traz para a prática desses docentes, a partir da própria prática dos sujeitos da pesquisa. Os pressupostos teóricos que amparam a análise são as abordagens de ensino no tocante a prática pedagógica. A metodologia é de modalidade pesquisa-ensino, sendo que ao mesmo tempo em que se ensina, pesquisa-se. Para o levantamento de dados, foi realizada uma formação continuada, em que os sujeitos da pesquisa problematizaram, analisaram e realizaram intervenções em suas práticas pedagógicas, contribuindo para a sistematização de novos conhecimentos. Nesse contexto, como resultado da pesquisa, obtivemos as seguintes contribuições: networking, percepção da prática, articulação teoria e prática, conhecimento de diferentes realidades de ensino e desenvolvimento de práticas socioculturais.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Editora Edições 70, 2016.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005. v. 1.
GARCIA, W. E. Educação: visão teórica e prática pedagógica. 1. ed. São Paulo: Editora McGraw Hill, 1975.
KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.
MARTINS, P. L. O. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 7.ed. São Paulo: Editora Loyola, 2002.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. 3. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2009.
MARTINS, P. L. O. Didática. 1. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.
MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. 12. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2001.
SANTOS, O. J. dos S. Pedagogia dos conflitos sociais. 1. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 1992.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mireile Pacheco França Costa, Pura Lucia Oliver Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.