AS CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO DA/PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18624Palavras-chave:
ensino, Redação, prática pedagógica, sistematização coletiva do conhecimento, EnemResumo
O presente artigo analisa as contribuições da/para prática pedagógica dos professores de Redação Enem, por meio da abordagem teórico-metodológica da Sistematização Coletiva do Conhecimento (SCC). O objetivo geral é analisar as contribuições que a SCC traz para a prática desses docentes, a partir da própria prática dos sujeitos da pesquisa. Os pressupostos teóricos que amparam a análise são as abordagens de ensino no tocante a prática pedagógica. A metodologia é de modalidade pesquisa-ensino, sendo que ao mesmo tempo em que se ensina, pesquisa-se. Para o levantamento de dados, foi realizada uma formação continuada, em que os sujeitos da pesquisa problematizaram, analisaram e realizaram intervenções em suas práticas pedagógicas, contribuindo para a sistematização de novos conhecimentos. Nesse contexto, como resultado da pesquisa, obtivemos as seguintes contribuições: networking, percepção da prática, articulação teoria e prática, conhecimento de diferentes realidades de ensino e desenvolvimento de práticas socioculturais.
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