AS CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO DA/PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18624

Palavras-chave:

ensino, Redação, prática pedagógica, sistematização coletiva do conhecimento, Enem

Resumo

O presente artigo analisa as contribuições da/para prática pedagógica dos professores de Redação Enem, por meio da abordagem teórico-metodológica da Sistematização Coletiva do Conhecimento (SCC). O objetivo geral é analisar as contribuições que a SCC traz para a prática desses docentes, a partir da própria prática dos sujeitos da pesquisa. Os pressupostos teóricos que amparam a análise são as abordagens de ensino no tocante a prática pedagógica. A metodologia é de modalidade pesquisa-ensino, sendo que ao mesmo tempo em que se ensina, pesquisa-se. Para o levantamento de dados, foi realizada uma formação continuada, em que os sujeitos da pesquisa problematizaram, analisaram e realizaram intervenções em suas práticas pedagógicas, contribuindo para a sistematização de novos conhecimentos. Nesse contexto, como resultado da pesquisa, obtivemos as seguintes contribuições: networking, percepção da prática, articulação teoria e prática, conhecimento de diferentes realidades de ensino e desenvolvimento de práticas socioculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mireile Pacheco França Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR (PR) – Brasil.

Pesquisadora com doutorado em Educação e experiência em ensino de Redação, tendo atuado em diversas instituições de ensino no Brasil; idealizadora do método RED900+.

Pura Lucia Oliver Martins, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba – PR (PR) – Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1974), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1996). Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Atualmente é Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores. Coordena a Linha de Pesquisa Teoria e Prática na Formação de Professores do PPGE - PUCPR. Coordena o Grupo de Pesquisa do CNPq: Práxis Educativa: dimensões e processos; é membro do conselho editorial das seguintes revistas: Olhar de Professor (UEPG), Diálogo Educacional (PUCPR). Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática na formação de Professor. Pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Didática, formação de professor, ensino e aprendizagem, pesquisa em educação. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Didática na formação inicial de professores e a interlocução com a educação básica. Coordenou o GT 04 - Didática da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação -ANPEd no período de 2010 a 2012.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261-306.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 1. ed. Lisboa: Editora Edições 70, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2005. v. 1.

GARCIA, W. E. Educação: visão teórica e prática pedagógica. 1. ed. São Paulo: Editora McGraw Hill, 1975.

KOCH, I. V. Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2015.

MARTINS, P. L. O. Didática teórica/didática prática: para além do confronto. 7.ed. São Paulo: Editora Loyola, 2002.

MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. 3. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 2009.

MARTINS, P. L. O. Didática. 1. ed. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

MIZUKAMI, M. da G. N. Ensino: as abordagens do processo. 12. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 2001.

SANTOS, O. J. dos S. Pedagogia dos conflitos sociais. 1. ed. Campinas, SP: Editora Papirus, 1992.

Arquivos adicionais

Publicado

23/07/2024

Como Citar

COSTA, M. P. F.; MARTINS, P. L. O. AS CONTRIBUIÇÕES DA SISTEMATIZAÇÃO COLETIVA DO CONHECIMENTO DA/PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE REDAÇÃO ENEM. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024089, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18624. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18624. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos