UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E RELIGIÃO: SOB A ÓTICA DECOLONIAL DE BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.18720

Palavras-chave:

Universidade, Ciência, Religião, Epistemologias do Sul

Resumo

Nosso intuito é desvelar como Boaventura de Souza Santos (1940-) entende o papel da universidade, ciência e religião, articulando-os dentro das epistemologias do Sul, as quais são um conjunto de procedimentos que visam reconhecer e validar os conhecimentos produzidos nas lutas, contra o capitalismo por aqueles que mais sofreram as injustiças dessa dimensão capitalista, colonialista e patriarcal; porque partem da ideia de que quem sofre de uma tende a sofrer da outra, porque elas estão articuladas. Os resultados esperados para a pesquisa foram quanto às respostas para a religião na universidade e seu efeito e na perspectiva decolonial. Nas conclusões, observamos que a obra de Boaventura trouxe muitas contribuições, inclusive a de que a religião é entendida como uma forma de dignidade e luta; quanto à pesquisa, buscou-se identificar a universidade na concepção de ciência e religião na perspectiva das epistemologias do sul; para o estudo, utilizamos a revisão bibliográfica.

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Biografia do Autor

Ana Maria Dietrich, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP, Brasil.

Professora associada do Bacharelado de Ciências e Humanidades e de Políticas Públicas da Universidade Federal do ABC. Pós-doutorada pelo Departamento de Sociologia do IFCH da Unicamp. Doutora em História Social pela USP. Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em História pela Universidade de São Paulo, graduação em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Coordenadora da Pós-graduação Lato sensu Educação em Direitos Humanos (EDH-UFABC). Coordena a Rede Africanidades/ UFABC, curso de formação continuada de professores, redes virtuais e fomento de ações culturais de empoderamento da cultura e ciência negra.

Cecília de Oliveira Prado, Universidade Federal do ABC (UFABC), Santo André – SP, Brasil.

Doutoranda no Programa de Ensino e História das Ciências e da Matemática (UFABC-SP), Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação (PUC/SP) e Especialista em Gestão Educacional pela Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP (FAFE/SP). Professora formadora da Pós Graduação Educação em Direitos Humanos/ UFABC., tendo atuado como Gestora Pública, Diretora de Escola, professora universitária e da educação básica. Tem experiência na área Educacional com ênfase em Educação Pré-Escolar e Ensino Fundamental (ciclo I), atuando principalmente nos seguintes temas: educação em direitos humanos, educação especial, tecnologia educacional, educação infantil, alfabetização, gestão educacional, aprendizagem, educação a distância, jogos - ensino da matemática, e família. Professora universitária no ensino a distância e presencial.

Referências

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

DIETRICH, A. M.; PRADO, C. de O. UNIVERSIDADE, CIÊNCIA E RELIGIÃO: SOB A ÓTICA DECOLONIAL DE BOAVENTURA DE SOUZA SANTOS. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024120, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.18720. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/18720. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos