IMPACTO DA ANSIEDADE E DO ESTRESSE NA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA: REVISÃO SISTEMÁTICA
Palavras-chave:
Ansiedade, Estresse Psicológico, Estudantes de Odontologia, Qualidade de vida, Revisão SistemáticaResumo
A ansiedade e o estresse são considerados reações normais do organismo. No entanto, em proporções exacerbadas, podem comprometer a qualidade de vida. O objetivo foi revisar os estudos existentes sobre ansiedade e estresse e seus impactos na qualidade de vida dos estudantes de graduação em Odontologia. Foram retidas 358 publicações e cinco foram incluídas na revisão. Quatro estudos avaliaram ansiedade e um estudo avaliou estresse. Os resultados dos estudos transversais apontaram para associação ou correlação entre ansiedade e qualidade de vida, todos estatisticamente significativos. Os estudos que avaliaram estresse e qualidade de vida não apresentaram resultados significativos. Conclui-se que, de acordo com os estudos encontrados, há associação entre ansiedade e qualidade de vida nos estudantes de graduação em Odontologia, o mesmo não sendo constatado para estresse. Não foram encontrados estudos longitudinais que permitam avaliar o impacto dessas medidas.
Downloads
Referências
ATIF, M. P. S.; SYED, S. A.; SHERAZI, U. R.; RANA, S. Determining the relationship among stress, xerostomia, salivary flow rate, and the quality of life of undergraduate dental students. Journal of Taibah University Medical Sciences, Saudi Arabia, v. 16, n. 1, p. 9-15, 2021. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33603626/. Acesso em: 05 mar. 2023.
BASUDAN, S.; BINANZAN, N.; ALHASSAN, A. Depression, anxiety and stress in dental students. International Journal of Medical Education, Nottingham, v. 8, p.179-186, 2017. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5457790/. Acesso em: 05 mar. 2023.
BELLUCCI JÚNIOR, J. A.; MATSUDA, L. M. Construção e validação de instrumento para avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 65, n. 5, p. 751-757, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/DwT8nJtQs6YkXGZt3yBmR4F/?lang=pt. Acesso em: 05 mar. 2023.
BISOL, C. A. Estratégias de pesquisa em contextos de diversidade cultural: entrevistas de listagem livre, entrevistas com informantes-chave e grupos focais. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 29, p. 719-726, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/estpsi/a/YVK8vN6zrs86PSDHpzyvnnh/. Acesso em: 08 mar. 2023.
DOVAL, R. T. P.; SANTOS, A. C. M.; PENHA, E. S.; ALMEIDA, M. S. C.; GUÊNES, G. M. T.; FIGUEIREDO, C. H. M. C. Disfunção temporomandibular e ansiedade em graduandos de Odontologia. Revista Cubana de Estomatologia, Havana, v. 56, n. 1, p. 42-51, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/25907. Acesso em: 08 mar. 2023.
ELAGRA, M. I.; RAYYAN, M. R.; ALNEMER, O. A.; ALSHEHRI, M. S.; ALSAFFAR, N. S.; AL-HABIB, R. S.; ALMOSAJEN, Z. A. Sleep quality among dental students and its association with academic performance. Journal of International Society of Preventive & Community Dentistry, Mumbai, v. 6.n. 4, p. 296-301. 2016. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4981930/. Acesso em: 05 mar. 2023.
ELANI, H.W.; ALLISON, P. J.; KUMAR, R. A.; MANCINI, L.; LAMBROU, A.; BEDOS, C. A Systematic Review of Stress in Dental Students. Journal of Dental Education, Washington, v. 78, n. 2, p. 227-242, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24489030/. Acesso em: 08 jul. 2023.
ERGUVEN, S. E.; KALYONCUOGLU, U. T. Effect of tooth loss on social appearence anxiety and oral health related quality of life among dental students. Journal of Basic and Clinical Health Sciences, İzmir, v. 3, p. 165-170, 2021. Disponível em: https://dergipark.org.tr/en/pub/jbachs/issue/64953/962192. Acesso em: 11 abr. 2023.
FUJITA, Y.; MAKI, K. Associations of smoking behavior with lifestyle and mental health among Japanese dental students. BMC Medical Education, London, v. 18, n. 264, p. 1-11, 2018. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-018-1365-1. Acesso em: 18 nov. 2023.
GARBIN, C. A. S.; SANTOS, L. F. P.; GARBIN, A. J. S.; GARBIN, A. J. I.; SALIBA, T. A.; SALIBA, O. Fatores associados ao desenvolvimento de ansiedade e depressão em estudantes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 21, n. 1, p. 1-13, 2021. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1086/980. Acesso em: 10 nov. 2023.
GEORGE, R. P.; DONALD, P. M.; SOE, H. H. K.; TEE, S. C.; TOH, J.; CHEAH, M. J. Q. Prevalence of Symptoms of Depression, Anxiety, and Stress among Undergraduate Dental Students in Malaysia. The Journal of Contemporary Dental Practice, New Delhi, v. 23, n. 5, p. 532-538, 2022. Disponível em: https://www.thejcdp.com/doi/JCDP/pdf/10.5005/jp-journals-10024-3340. Acesso em: 24 jul. 2023.
GRANER, K. M.; CERQUEIRA, A. T. A. R. Revisão integrativa: sofrimento psíquico em estudantes universitários e fatores associados. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 4, p. 1327-1346, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/RLFrGpHpQKgkYpwXvHx3B3b/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 08 jul. 2023.
GUALDANI, F. A.; ALVES, F. H.; MARCHI, K. R. C.; BOTEGA, L. C. Critérios de qualidade de dados em saúde: uma análise quantitativa. Informação & Informação, Londrina, v. 27, n. 2, p. 466–490, 2022. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/43782/48298. Acesso em: 26 dez. 2023.
GUIMARÃES, M. F.; VIZZOTTO, M. M.; AVOGLIA, H. R. M. C.; PAIVA, E. A. F. Depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida de estudantes de universidade pública e privada. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, Salvador, v. 11, 2022. Disponível em: https://www5.bahiana.edu.br/index.php/psicologia/article/view/4038. Acesso em: 19 set. 2023.
GUNDIM, V. A.; ENCARNAÇÃO, J. P.; SANTOS, F. C.; SANTOS, J. E.; VASCONCELLOS, E. A.; SOUZA, R. C. Saúde mental de estudantes universitários durante a pandemia de COVID-19. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 35, p. 1-14, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/enfermagem/article/view/37293. Acesso em: 18 nov. 2023.
LATORRACA, C. O. C.; RODRIGUES, M.; PACHECO, R. L.; MARTINBIANCO, A. L. C.; RIERA, R. Busca em bases de dados eletrônicas da área da saúde: por onde começar. Medicina Baseada em Evidências, São Paulo, v. 24, n. 2, p. 59-63, 2019. Disponível em: https://www.apm.org.br/wp-content/uploads/Diagnostico-Tratamento-v24n2_2019.pdf#page=27. Acesso em: 21 jun. 2023.
LENHADTK, G.; CALVETTI, L. A. Quando a ansiedade vira doença? Como tratar transtornos ansiosos sob a perspectiva cognitivo-comportamental. Revista Aletheia, v. 50, n.1-2, p.111-122, 2017. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/aletheia/article/view/4168. Acesso em: 21 jun. 2023.
MACHADO, A. V.; CASTRO, C. O.; FILHO, C. R. B.; BRUZAMOLIN, C. D.; SCARIOT, R.; PIZZATTO, E.; GABARDO, M. C. L. Anxiety and sleep quality in dental students at a private brazilian university. The Bulletin of Tokyo Dental College, Tokyo, v. 61, n. 1, p. 27-36, 2020. Disponível em: https://www.jstage.jst.go.jp/article/tdcpublication/61/1/61_2018-0072/_article. Acesso em 05 fev. 2024.
MALAFAIA, J. R.; COSTA, A. F.; MARTINS, M. G. T. Covid-19: impactos psicológicos em estudantes universitários. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 8, n. 11, p. 243-262, nov. 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/7687. Acesso em: 18 abr. 2023.
MARKOVIC, M. M.; LATAS, M. B.; MILOVANOVIC, S.; POZNANOVIC, S. T.; LAZAREVIC, M. M.; KARISIK, M. J.; DORDEVIC, J.; MANDINIC, Z.; JOVANOVIC, S. Mental Health and Quality of Life among Dental Students during COVID-19 Pandemic: A Cross-Sectional Study. International Journal of Environmental Research and Public Health, Basel, v. 19, p. 1-12, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1660-4601/19/21/14061. Acesso em: 27 abr. 2023.
MARTIN, A. S. S.; CHISINI, L. A.; MARTELLI, S.; SARTORI, L. R. M.; RAMOS, E. C.; DEMARCO, F. F. Distribuição dos cursos de Odontologia e de cirurgiões-dentistas no Brasil: uma visão do mercado de trabalho. Revista da ABENO, v. 18, n. 1, p. 63-73, 2018. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/399. Acesso em: 18 nov. 2023.
PAGE, M. J.; MCKENZIE, J. E.; BOSSUYT, P. M.; BOUTRON, I.; HOFFMANN, T. C.; MULROW, C. D.; SHAMSEER, L.; TETZLAFF, J. M.; AKL, E. A.; BRENNAN, S. E.; CHOU, R.; GLANVILLE, J.; GRIMSHAW, J. M.; HRÓBJARTSSON, A.; LALU, M. M.; LI, T.; LODER, E. W.; MAYO-WILSON, E.; MCDONALD, S.; MCGUINNESS, L. A.; STEWART, L. A.; THOMAS, J.; TRICCO, A. C.; WELCH, V. A.; WHITING, P.; MOHER, D. A declaração PRISMA 2020: diretriz atualizada para relatar revisões sistemáticas. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, DF, v. 31, n. 2, 2022. Disponível em: http://scielo.iec.gov.br/pdf/ess/v31n2/2237-9622-ess-31-02-e2022107.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.
PENA, N. G. S.; CAVALCANTI, U. D. N. T.; SANTOS, D. B. N.; MAGALHÃES, M. A. V.; COSTA, M. R.; SILVA, Z. B. da. Investigação dos níveis de ansiedade e depressão em acadêmicos de Odontologia de uma instituição de ensino superior. Odontologia Clínica-Científica, Recife, v. 20.n. 2, p. 32-36., 2021. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-1369191. Acesso em: 09 set. 2023.
RODRIGUES, M. I. Q.; FROTA, L. M. A.; FROTA, M. M. A.; TEIXEIRA, C. N. G. Fatores de estresse e qualidade de vida de estudantes de Odontologia. Revista da ABENO, v. 19, n. 1, p. 49-57, 2019. Disponível em: https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/620/529. Acesso em: 08 jul. 2023.
SANTOS, A. C. P.; FONSECA, H. H. V.; XAVIER, S. S. Nível de evidência científica de artigos sobre fisioterapia motora em pacientes críticos no Brasil: revisão integrativa de literatura. Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research, v. 26, n. 1, p. 42-51, 2019. Disponível em: https://www.mastereditora.com.br/periodico/20190306_115002.pdf. Acesso em: 26 dez. 2023.
SANTOS, W. M.; SECOLI, S. R.; PÜSCHEL, V. A. A. A abordagem do Joanna Briggs Institute para revisões sistemáticas. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 26, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rlae/a/3X4PW3B8fzcrpH6YvgZhCJH/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 04 ago. 2023.
SAXENA, S. K.; MANI, R. N.; DWIVEDI, A. K.; RYALI, V. S. S. R.; TIMOTHY, A. Association of educational stress with depression, anxiety, and substance use among medical and engineering undergraduates in India. Industrial Psychiatry Journal, Mumbai, v. 28, n. 2, p. 160-169, 2019. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33223707/. Acesso em: 18 nov. 2023.
SILVA, J. G. A. R.; ROMARCO, E. K. V. Análise dos níveis de ansiedade e depressão em universitários da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Instrumento- Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, MG, v. 23. n. 1, p. 134-150, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/article/view/30912. Acesso em: 09 out. 2023.
SILVA, A. N.; LUCIETTO, D. A.; BASTOS, M. V. D.; NASCIMENTO, T. Q.; VETTORE, M. V. The relationship of dental students’ characteristics to social support, psychosocial factors, lifestyle, and quality of life. Health Psychology and Behavioral Medicine, London, v. 10, n. 1, p. 596-616, 2022. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21642850.2022.2102017. Acesso em: 09 out. 2023.
TURCIO, K. H.; NETO, C. L. M. M.; CAXIAS, F. P.; GOIATO, M. C.; SANTOS, D. M.; JANUZZI, M. S.; GUIOTTI, A. M.; BERTOZ, A. P. M.; BRANDINI, D. A. Relationship of excessive daytime sleepiness with bruxism, depression. Journal of Clinical and Experimental Dentistry, v. 16, n. 6, 2022. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9233911/. Acesso em: 08 abr. 2023.
WHO. World Health Organization. WHOQOL: measuring Quality of Life on-line. 2023. Disponível em: https://www.who.int/tools/whoqol. Acesso em: 21 fev. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danielle Beatriz de Paula Pires, Ivan Minas e Silva, Rosa Nubia Vieira de Moura, Janice Simpson de Paula
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.