CONTANDO HISTÓRIAS, ARTICULANDO A MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA COM O STORYTELLING
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19009Palavras-chave:
Narrativas digitais, Matemática, Formação de professores, Recursos audiovisuais, VídeosResumo
Este relato de experiência apresenta o processo de produção de narrativas digitais abordando conteúdos matemáticos, realizado por estudantes da Licenciatura em Matemática na disciplina de Prática Profissional. A metodologia baseou-se nas seguintes etapas: conversa com os alunos e apresentação de tipos de vídeo; escolha e pesquisa do tema de produção do vídeo; elaboração do roteiro; gravação e edição das cenas e divulgação dos vídeos. Além disso, as narrativas abordavam elementos do Storytelling: personagens, conflitos e ensinamentos. As temáticas versaram sobre dificuldades de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica, identificadas pelos discentes da disciplina, quais sejam: progressão aritmética; divisão de números inteiros e decimais; equivalência, adição de frações e o significado de fração como parte-todo. A produção das narrativas propiciou uma experiência prática de elaboração de materiais didáticos audiovisuais. As narrativas mostraram-se como recursos com potencial para explorar situações contextualizadas e elementos lúdicos na aprendizagem de matemática.
Downloads
Referências
AMARAL, R. B. Vídeo na Sala de Aula de Matemática: Que Possibilidades? Educação Matemática em Revista, n. 40, p. 38-46, 2013. Disponível em: http://www.sbem.com.br/revista/index.php/emr/article/view/298/pdf. Acesso em: 14 jun. 2023.
BORBA, M. C.; SOLTO, D. L. P.; CANEDO JUNIOR, N. R. Vídeos na educação matemática: Paulo Freire e a quinta fase das tecnologias digitais. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2022.
BORBA, M. C.; OECHSLER, V. Tecnologias na educação: o uso dos vídeos em sala de aula. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 11, n. 2, p. 181-213, 2018. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/8434. Acesso em: 01 jun. 2022.
CLEOPHAS, M. G.; BEDIN, E. Storytelling como Ferramenta Educativa Eficaz no Ensino de História da Química. Alexandria, v. 16, n. 2, p. 355-382, 2023. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2023.e90867. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/90867/54627. Acesso em: 20 dez. 2023.
MADDALENA, T. L. SANTOS, E. Digital Storytelling na formação de professores. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 43, p. 306- 328, 2019. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5812/47965995. Acesso em: 15 mai. 2023.
MOURA, C. S. R. Tecnologias digitais e a etnomatemática no contexto de empreendimentos econômicos solidários. Orientador: Jorge Luis Cavalcanti Ramos. 2022. 195 f. Tese (Doutorado em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro, BA, 2022.
OECHSLER, V. Vídeos e Educação Matemática: um olhar para dissertações e teses. In: ENCONTRO BRASILEIRO DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 19., 2015, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: UFJF, 2015. p. 1-12.
OECHSLER, V.; FONTES, B. C.; BORBA, M. C. Etapas da produção de vídeos por alunos da educação básica: uma experiência na aula de matemática. Revista Brasileira de Educação Básica, v. 2, n. 1, p. 71–80, 2017. Disponível em: https://rbeducacaobasica.com.br/2017/02/13/etapas-da-producao-de-videos-por-alunos-da-educacao-basica-uma-experiencia-na-aula-de-matematica/. Acesso em: 15 out. 2023.
OLIVEIRA, D. S. L. Storytelling como estratégia de ensino no contexto da educação profissional e tecnológica. Orientadora: Ana Sara Castaman. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2020.
OLIVEIRA. G. H.; VELOSO, L. M.; SILVA, A.D.; MOURA, C. S. R; PEREIRA, L. B. D. Utilização do Storytelling na aprendizagem dos Números Racionais: Um Relato de Experiência. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO VALE DO SÃO FRANCISCO, 4, 2023. Anais [...]. Petrolina, 2023. p. 428-439.
PALACIOS, F.; TERENZZO, M. O Guia Completo do Storytelling. Rio de Janeiro: Alta Books, 2016.
SANTOS, M. P. Ensinando e Aprendendo Geometria Plana Através de Vídeo Educativo: Algumas Sugestões de Atividades Didáticas para Aulas de Matemática no Ensino Médio. Revista Brasileira de Educação Científica e Tecnológica, v. 7, n. 3, p. 27-43, 2014. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/1518. Acesso em: 01 jun. 2023.
SEABRA, C. Pequeno guia de microvídeos. São Paulo, SP: Oficina Digital, 2016.
TORRES, F.A.; BOMFIM, Y.R.S.; DIAS, A.; MOURA, C.S.R.; PEREIRA, L.B.D. Conversando sobre divisão: Matemática e figurinhas da copa do mundo. In: SILVA, M. G.; SILVA, C.B.; MELLO, R.G. (org.). Olhares da educação: ações, rupturas e conhecimento na construção de saberes coletivos. Rio de Janeiro: e-publicar, 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Carla Saturnina Ramos de Moura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.