DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA GESTÃO INTERPROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19112Palavras-chave:
Tecnologia, Protótipo de software, Educação Interprofissional, Educação Especial, Educação e SaúdeResumo
O presente artigo objetivou descrever a experiência do desenvolvimento de um protótipo de software para a gestão interprofissional do atendimento educacional especializado. Para o desenvolvimento do protótipo de software foram realizadas cinco etapas, guiadas pelo Processo do Ciclo de Vida de Protótipo de software, a Ergonomia da Interação e critérios do design centrado no usuário. Na etapa 1(aquisição), foi realizado um diagnóstico situacional. Na etapa 2(fornecimento), aplicou-se a técnica SCAMPER. Nas etapas 3(desenvolvimento), 4(operação) e 5(manutenção), utilizou-se critérios e métricas de normatização da NBR ISO/IEC 12207 e 25010. Como resultado de pesquisa obteve-se como ferramenta um protótipo de software elaborado na plataforma colaborativa Figma refinando a integração dos componentes que agregam a prototipagem para o desenvolvimento centrado no usuário. O desenvolvimento e a prototipagem viabilizou a contextualização do perfil e a identificação da necessidade de quem irá utilizar o produto.
Downloads
Referências
ANDRADE, M. V. V.; GALHARDO, C. X. Gestão de Ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE): protótipo de softwares para o acompanhamento de alunos com deficiências. Cadernos De Prospecção, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 462-477, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.46907.
PADRINI-ANDRADE, L.; BALDA, R. C. X.; ARECO, K. C. N.; BANDIERA-PAIVA, P.; NUNES, M. V.; MARBA, S. T. M.; CARVALHO, W. B.; RUGOLO, L. M. S. S.; ALMEIDA, J. H. C.; PROCIANOY, R. S.; DUARTE, J. L. M. B.; REGO, M. A. S.; FERREIRA, D. M. L. M.; ALVES, N.; GUINSBURG, R.; DINIZ, E. M. A.; SANTOS, J. P. F.; TESTONI, D.; SILVA, N. M. M.; GONZALES, M. R. C.; SILVA, R. V. C.; MENESES, J.; GOLÇALVES-FERRARI, W. A.; SILVA, R. P.; BOMFIM, O. Evaluation of usability of a neonatal health information system according to the user’s perception. Rev paul pediatr, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 90-96, 2019. DOI: 10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00019.
ARAÚJO, R. C. T.; MANZINI, E. J.; FIORINI, M. L. S. Educação inclusiva e gerenciamento de serviços com ações na interface entre a área da saúde e a da educação: uma reflexão na perspectiva operacional. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 13-23, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/364. Acesso em: 9 set. 2023.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO/IEC 12207:1998 - Tecnologia de Informação: Avaliação de Produto de Protótipo de software - Processos do ciclo de vida do protótipo de software. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO/IEC 25010:2011 - Engenharia de sistemas e protótipo de software - requisitos e avaliação de qualidade de sistemas e protótipo de software (SQuaRE) - Modelos de qualidade de sistemas e protótipo de software. Genebra, 2011.
BRASIL. Diretrizes Metodológicas avaliação de desempenho de tecnologias em saúde Desinvestimento e Reinvestimento. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC. 2016. 23 p.
CRUZ, D. K. A.; NÓBREGA, A. A.; MONTENEGRO, M. M. S.; PEREIRA. V. O. M. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as fontes de dados para o monitoramento das metas no Brasil. Epidemiol Serv Saúde, [S. l.], v. 3, n. esp. 1, e20211047, 2022. DOI: 10.1590/SS2237-9622202200010.especial.
CYBIS, W. A. et al. Uma Abordagem Ergonômica para o Desenvolvimento de Sistemas Interativos. 2007. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?q=related:tFBnppnpL9gJ:scholar.google.com/&scioq=Uma+Abordagem+Ergon%C3%B4mica+para+o+Desenvolvimento+de+Sistemas+Interativos&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 20 fev. 2022.
CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. 3. ed. [S. l.]: Novatec Editora, 2015. 487 p.
D’AMOUR, D.; FERRADA, V. M.; SAN MARTIN, R. L.; BEAULIEU, M. D. Conceptual basis for interprofessional collaboration: core concepts and theoretical frameworks. J Interprof Care., [S. l.], v. 19, supl. 1, p. 116-31, 2005.
FERREIRA, B. A. P.; SERUFFO, M. C. R; PIRES, Y. P. Planejamento e construção de um protótipo de software de aplicativo mobile para visualização de dados de sistema de monitoramento de máquinas e equipamentos. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S. l.], v. 59, 2021. DOI: 10.18265/1517-0306a2021id5435.
FERREIRA, D.; VENTURELLI, S. O design centrado no ser humano e os desafios para a interação humano-computador a partir da ISO 9241-210:2019. DAT Journal, [S. l.], v. 7, p. 106-123, 2022. DOI: 10.29147/datjournal.v7i4.559.
FITTIPALDI, A. L. M.; O’DWYER, G.; HENRIQUES, P. Educação em saúde na atenção primária: um olhar sob a perspectiva dos usuários do sistema de saúde. Saude soc., [S. l.], v. 32, n. 4, e211009, 2023. DOI: 10.1590/S0104-12902023211009pt.
GOMES, A. S.; PADOVANI, S. Usabilidade no ciclo de desenvolvimento de protótipo de software educativo. In: SBIE Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Juiz de Fora, MG, 2005.
GUPTA, V.; GUPTA, C.; SWACHA, J.; RUBALCABA, L. Prototyping technology adoption among entrepreneurship and innovation libraries for rural health innovations. Library Hi Tech, [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LHT-03-2023-0120/full/html. Acesso em: 15 jul. 2023.
KEMCZINSKI, A.; HOUNSELL, M. S.; GASPARINI, I.; DA, M. Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de Computação e Informática - ROAI. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, [S. l.], 2012. ISSN 2316-6533. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266065081_Repositorio_de_Objetos_de_Aprendizagem_para_a_Area_de_Computacao_e_Informatica_-ROAI. Acesso em: 06 mar. 2022.
LOPES, M. Á. C. P.; FLORÊNCIO, R. S. Benchmarking de tecnologias digitais fisioterapêuticas para reabilitação de pacientes cardíacos: revisão integrativa. In: LOPES, M. Á. C. P.; FLORÊNCIO, R. S. (org.). Tecnologias em saúde e de informação nas práticas de gestão em saúde. Campina Grande: Amplla, 2023.
MARQUES, A. D. B. Aplicativo multimídia em plataforma móvel para a promoção de cuidado com os pés de pessoas com diabetes: ensaio clínico controlado randomizado. 2018. 218 f. Doutorado (Doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.
MENDONÇA, M. D. B.; JORGE, M. S. B. Técnica scamper integrada às tecnologias web digitais: revisão integrativa. In: MENDONÇA, M. D. B.; JORGE, M. S. B. (org.). Tecnologias em saúde e de informação nas práticas de gestão em saúde. Campina Grande: Amplla, 2023.
NACINOVIC, R. C. P.; RODRIGUES, M. G. A. Interdisciplinaridade e espaços dialógicos na educação inclusiva. Imagens Da Educação, [S. l.], v.10, n. 2, p. 92-103, 2020. DOI: 10.4025/imagenseduc.v10i2.51232.
NOBRE, R. S.; SOUSA, A. F.; SILVA, A. R. V.; MACHADO, A. L. G.; SILVA, V. M.; LIMA, L. H. O. Construction and validation of educational material on promoting breastfeeding in schools. Rev Bras Enferm, [S. l.], v. 74, e20200511, 2021. DOI: 10.1590/0034-7167-2020-0511.
PAGNAN, A. S.; SIMPLÍCIO, G. C.; SANTOS, V. C.; REZENDE, E. J. C. Design centrado no usuário e seus princípios éticos norteadores no ensino do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 131-117, 2019.
PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.
PUTRA, Z. F. F.; AJIE, H.; SAFITRI, I. A. Designing A User Interface and User Experience from Piring Makanku Application by Using Figma Application for Teens. IJISTECH (International Journal of Information System and Technology), [S. l.], v. 5, n. 3, p. 308-315, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/377595714_Designing_A_User_Interface_and_User_Experience_from_Piring_Makanku_Application_by_Using_Figma_Application_for_Teens; Acesso em: 15 jul. 2023.
ROCHA, F. A. A.; BARRETO, I. C. H. C.; MOREIRA, A. E. M. M. Colaboração interprofissional: estudo de caso entre gestores, docentes e profissionais de saúde da família. Interface, Botucatu, v. 20, n. 57, p. 415-426, 2016. DOI: 10.1590/1807-57622015.0370.
SANTOS, V. M. Criatividade e inovação no processo de planejamento de sistemas de informação. 2012. 310 f. Tese (Doutorado Tecnologias e Sistemas de Informação Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade do Minho Escola de Engenharia, Minho, Portugal, 2012.
SILVA, C. R. O. Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados. 1998. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.
SILVA, K. L. Qualidade de Protótipo de software. Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas-FACIMINAS/UNIMINAS. Uberlândia. 2007. 90 p.
SOUZA, A. C. Proposta de um processo de avaliação da usabilidade de interfaces gráficas de sistemas interativos computacionais, através da integração das técnicas prospectiva, analítica e empírica. 2004. 263f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
STIANO, F. Projetando e prototipando interfaces com Figma: aprenda os princípios essenciais de design de UX/UI criando protótipo de softwares interativos para dispositivos móveis, tablets e desktops. [S. l.]: Packt Publishing Ltda, 2022.
TEIXEIRA, E.; NASCIMENTO, M. H. M. Pesquisa metodológica: perspectivas operacionais e densidades participativas. In: TEIXEIRA, E. (org.). Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. Volume II. Porto Alegre: Moriá, 2020.
TENÓRIO, J. M.; COHRS, F. M.; SDEPANIAN, V. L.; PISA, I. T.; MARIN, H. F. Desenvolvimento e Avaliação de um Protocolo Eletrônico para Atendimento e Monitoramento do Paciente com Doença Celíaca. Revista de Informática Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 17, p. 210, 2011. DOI: 10.22456/2175-2745.12119.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cláudia Patrícia da Silva Ribeiro Menezes, Elizabeth Teixeira, Ilvana Lima Verde Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.