DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA GESTÃO INTERPROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19112

Palavras-chave:

Tecnologia, Protótipo de software, Educação Interprofissional, Educação Especial, Educação e Saúde

Resumo

O presente artigo objetivou descrever a experiência do desenvolvimento de um protótipo de software para a gestão interprofissional do atendimento educacional especializado. Para o desenvolvimento do protótipo de software foram realizadas cinco etapas, guiadas pelo Processo do Ciclo de Vida de Protótipo de software, a Ergonomia da Interação e critérios do design centrado no usuário. Na etapa 1(aquisição), foi realizado um diagnóstico situacional. Na etapa 2(fornecimento), aplicou-se a técnica SCAMPER. Nas etapas 3(desenvolvimento), 4(operação) e 5(manutenção), utilizou-se critérios e métricas de normatização da NBR ISO/IEC 12207 e 25010. Como resultado de pesquisa obteve-se como ferramenta um protótipo de software elaborado na plataforma colaborativa Figma refinando a integração dos componentes que agregam a prototipagem para o desenvolvimento centrado no usuário. O desenvolvimento e a prototipagem viabilizou a contextualização do perfil e a identificação da necessidade de quem irá utilizar o produto.

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Biografia do Autor

Cláudia Patrícia da Silva Ribeiro Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da UECE. Membro do Grupo de pesquisa em Doenças crônicas em crianças e adolescentes, família, saúde coletiva e enfermagem (DOCAFS).

Elizabeth Teixeira, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Belém – PA – Brasil.

Professora Titular Aposentada. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Associado UEPA - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Voluntária do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (ProEnSP/UEA). Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem do Pará (ABEn-PA).

Ilvana Lima Verde Gomes , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil.

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Graduação do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (CMPSCA) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC). Líder do Grupo de pesquisa em Doenças crônicas em crianças e adolescentes, família, saúde coletiva e enfermagem (DOCAFS). Membro do Comitê de Pesquisa (CEP) da UECE. Fortaleza – Ceará – Brasil. 

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Publicado

24/10/2024

Como Citar

MENEZES, C. P. da S. R.; TEIXEIRA, E.; GOMES , I. L. V. DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA GESTÃO INTERPROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024112, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19112. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19112. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas