DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA GESTÃO INTERPROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19112

Palavras-chave:

Tecnologia, Protótipo de software, Educação Interprofissional, Educação Especial, Educação e Saúde

Resumo

O presente artigo objetivou descrever a experiência do desenvolvimento de um protótipo de software para a gestão interprofissional do atendimento educacional especializado. Para o desenvolvimento do protótipo de software foram realizadas cinco etapas, guiadas pelo Processo do Ciclo de Vida de Protótipo de software, a Ergonomia da Interação e critérios do design centrado no usuário. Na etapa 1(aquisição), foi realizado um diagnóstico situacional. Na etapa 2(fornecimento), aplicou-se a técnica SCAMPER. Nas etapas 3(desenvolvimento), 4(operação) e 5(manutenção), utilizou-se critérios e métricas de normatização da NBR ISO/IEC 12207 e 25010. Como resultado de pesquisa obteve-se como ferramenta um protótipo de software elaborado na plataforma colaborativa Figma refinando a integração dos componentes que agregam a prototipagem para o desenvolvimento centrado no usuário. O desenvolvimento e a prototipagem viabilizou a contextualização do perfil e a identificação da necessidade de quem irá utilizar o produto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Patrícia da Silva Ribeiro Menezes, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil.

Doutora em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da UECE. Membro do Grupo de pesquisa em Doenças crônicas em crianças e adolescentes, família, saúde coletiva e enfermagem (DOCAFS).

Elizabeth Teixeira, Universidade Estadual do Pará (UEPA), Belém – PA – Brasil.

Professora Titular Aposentada. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Associado UEPA - Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professora Voluntária do Programa de Pós-graduação em Enfermagem em Saúde Pública da Universidade do Estado do Amazonas (ProEnSP/UEA). Líder da Rede de Estudos de Tecnologias Educacionais (RETE). Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas em Enfermagem (CEPEn) da Associação Brasileira de Enfermagem do Pará (ABEn-PA).

Ilvana Lima Verde Gomes , Universidade Estadual do Ceará (UECE), Fortaleza – CE – Brasil.

Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente da Graduação do Curso de Bacharelado em Enfermagem, do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (CMPSCA) e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC). Líder do Grupo de pesquisa em Doenças crônicas em crianças e adolescentes, família, saúde coletiva e enfermagem (DOCAFS). Membro do Comitê de Pesquisa (CEP) da UECE. Fortaleza – Ceará – Brasil. 

Referências

ANDRADE, M. V. V.; GALHARDO, C. X. Gestão de Ambientes de Atendimento Educacional Especializado (AEE): protótipo de softwares para o acompanhamento de alunos com deficiências. Cadernos De Prospecção, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 462-477, 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/cp.v15i2.46907.

PADRINI-ANDRADE, L.; BALDA, R. C. X.; ARECO, K. C. N.; BANDIERA-PAIVA, P.; NUNES, M. V.; MARBA, S. T. M.; CARVALHO, W. B.; RUGOLO, L. M. S. S.; ALMEIDA, J. H. C.; PROCIANOY, R. S.; DUARTE, J. L. M. B.; REGO, M. A. S.; FERREIRA, D. M. L. M.; ALVES, N.; GUINSBURG, R.; DINIZ, E. M. A.; SANTOS, J. P. F.; TESTONI, D.; SILVA, N. M. M.; GONZALES, M. R. C.; SILVA, R. V. C.; MENESES, J.; GOLÇALVES-FERRARI, W. A.; SILVA, R. P.; BOMFIM, O. Evaluation of usability of a neonatal health information system according to the user’s perception. Rev paul pediatr, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 90-96, 2019. DOI: 10.1590/1984-0462/;2019;37;1;00019.

ARAÚJO, R. C. T.; MANZINI, E. J.; FIORINI, M. L. S. Educação inclusiva e gerenciamento de serviços com ações na interface entre a área da saúde e a da educação: uma reflexão na perspectiva operacional. Revista Cocar, [S. l.], v. 8, n. 16, p. 13-23, 2015. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/364. Acesso em: 9 set. 2023.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO/IEC 12207:1998 - Tecnologia de Informação: Avaliação de Produto de Protótipo de software - Processos do ciclo de vida do protótipo de software. Rio de Janeiro: ABNT, 1998.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR ISO/IEC 25010:2011 - Engenharia de sistemas e protótipo de software - requisitos e avaliação de qualidade de sistemas e protótipo de software (SQuaRE) - Modelos de qualidade de sistemas e protótipo de software. Genebra, 2011.

BRASIL. Diretrizes Metodológicas avaliação de desempenho de tecnologias em saúde Desinvestimento e Reinvestimento. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC. 2016. 23 p.

CRUZ, D. K. A.; NÓBREGA, A. A.; MONTENEGRO, M. M. S.; PEREIRA. V. O. M. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e as fontes de dados para o monitoramento das metas no Brasil. Epidemiol Serv Saúde, [S. l.], v. 3, n. esp. 1, e20211047, 2022. DOI: 10.1590/SS2237-9622202200010.especial.

CYBIS, W. A. et al. Uma Abordagem Ergonômica para o Desenvolvimento de Sistemas Interativos. 2007. Disponível em: https://scholar.google.com/scholar?q=related:tFBnppnpL9gJ:scholar.google.com/&scioq=Uma+Abordagem+Ergon%C3%B4mica+para+o+Desenvolvimento+de+Sistemas+Interativos&hl=pt-BR&as_sdt=0,5. Acesso em: 20 fev. 2022.

CYBIS, W.; BETIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. 3. ed. [S. l.]: Novatec Editora, 2015. 487 p.

D’AMOUR, D.; FERRADA, V. M.; SAN MARTIN, R. L.; BEAULIEU, M. D. Conceptual basis for interprofessional collaboration: core concepts and theoretical frameworks. J Interprof Care., [S. l.], v. 19, supl. 1, p. 116-31, 2005.

FERREIRA, B. A. P.; SERUFFO, M. C. R; PIRES, Y. P. Planejamento e construção de um protótipo de software de aplicativo mobile para visualização de dados de sistema de monitoramento de máquinas e equipamentos. Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB, [S. l.], v. 59, 2021. DOI: 10.18265/1517-0306a2021id5435.

FERREIRA, D.; VENTURELLI, S. O design centrado no ser humano e os desafios para a interação humano-computador a partir da ISO 9241-210:2019. DAT Journal, [S. l.], v. 7, p. 106-123, 2022. DOI: 10.29147/datjournal.v7i4.559.

FITTIPALDI, A. L. M.; O’DWYER, G.; HENRIQUES, P. Educação em saúde na atenção primária: um olhar sob a perspectiva dos usuários do sistema de saúde. Saude soc., [S. l.], v. 32, n. 4, e211009, 2023. DOI: 10.1590/S0104-12902023211009pt.

GOMES, A. S.; PADOVANI, S. Usabilidade no ciclo de desenvolvimento de protótipo de software educativo. In: SBIE Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Juiz de Fora, MG, 2005.

GUPTA, V.; GUPTA, C.; SWACHA, J.; RUBALCABA, L. Prototyping technology adoption among entrepreneurship and innovation libraries for rural health innovations. Library Hi Tech, [S. l.], 2023. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/LHT-03-2023-0120/full/html. Acesso em: 15 jul. 2023.

KEMCZINSKI, A.; HOUNSELL, M. S.; GASPARINI, I.; DA, M. Repositório de Objetos de Aprendizagem para a Área de Computação e Informática - ROAI. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação - SBIE, [S. l.], 2012. ISSN 2316-6533. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/266065081_Repositorio_de_Objetos_de_Aprendizagem_para_a_Area_de_Computacao_e_Informatica_-ROAI. Acesso em: 06 mar. 2022.

LOPES, M. Á. C. P.; FLORÊNCIO, R. S. Benchmarking de tecnologias digitais fisioterapêuticas para reabilitação de pacientes cardíacos: revisão integrativa. In: LOPES, M. Á. C. P.; FLORÊNCIO, R. S. (org.). Tecnologias em saúde e de informação nas práticas de gestão em saúde. Campina Grande: Amplla, 2023.

MARQUES, A. D. B. Aplicativo multimídia em plataforma móvel para a promoção de cuidado com os pés de pessoas com diabetes: ensaio clínico controlado randomizado. 2018. 218 f. Doutorado (Doutorado em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2018.

MENDONÇA, M. D. B.; JORGE, M. S. B. Técnica scamper integrada às tecnologias web digitais: revisão integrativa. In: MENDONÇA, M. D. B.; JORGE, M. S. B. (org.). Tecnologias em saúde e de informação nas práticas de gestão em saúde. Campina Grande: Amplla, 2023.

NACINOVIC, R. C. P.; RODRIGUES, M. G. A. Interdisciplinaridade e espaços dialógicos na educação inclusiva. Imagens Da Educação, [S. l.], v.10, n. 2, p. 92-103, 2020. DOI: 10.4025/imagenseduc.v10i2.51232.

NOBRE, R. S.; SOUSA, A. F.; SILVA, A. R. V.; MACHADO, A. L. G.; SILVA, V. M.; LIMA, L. H. O. Construction and validation of educational material on promoting breastfeeding in schools. Rev Bras Enferm, [S. l.], v. 74, e20200511, 2021. DOI: 10.1590/0034-7167-2020-0511.

PAGNAN, A. S.; SIMPLÍCIO, G. C.; SANTOS, V. C.; REZENDE, E. J. C. Design centrado no usuário e seus princípios éticos norteadores no ensino do design. Estudos em Design, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p. 131-117, 2019.

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher, 2015.

PUTRA, Z. F. F.; AJIE, H.; SAFITRI, I. A. Designing A User Interface and User Experience from Piring Makanku Application by Using Figma Application for Teens. IJISTECH (International Journal of Information System and Technology), [S. l.], v. 5, n. 3, p. 308-315, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/377595714_Designing_A_User_Interface_and_User_Experience_from_Piring_Makanku_Application_by_Using_Figma_Application_for_Teens; Acesso em: 15 jul. 2023.

ROCHA, F. A. A.; BARRETO, I. C. H. C.; MOREIRA, A. E. M. M. Colaboração interprofissional: estudo de caso entre gestores, docentes e profissionais de saúde da família. Interface, Botucatu, v. 20, n. 57, p. 415-426, 2016. DOI: 10.1590/1807-57622015.0370.

SANTOS, V. M. Criatividade e inovação no processo de planejamento de sistemas de informação. 2012. 310 f. Tese (Doutorado Tecnologias e Sistemas de Informação Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação) - Universidade do Minho Escola de Engenharia, Minho, Portugal, 2012.

SILVA, C. R. O. Bases pedagógicas e ergonômicas para concepção e avaliação de produtos educacionais informatizados. 1998. 144 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1998.

SILVA, K. L. Qualidade de Protótipo de software. Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas-FACIMINAS/UNIMINAS. Uberlândia. 2007. 90 p.

SOUZA, A. C. Proposta de um processo de avaliação da usabilidade de interfaces gráficas de sistemas interativos computacionais, através da integração das técnicas prospectiva, analítica e empírica. 2004. 263f. Tese (Doutorado em Engenharia da Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

STIANO, F. Projetando e prototipando interfaces com Figma: aprenda os princípios essenciais de design de UX/UI criando protótipo de softwares interativos para dispositivos móveis, tablets e desktops. [S. l.]: Packt Publishing Ltda, 2022.

TEIXEIRA, E.; NASCIMENTO, M. H. M. Pesquisa metodológica: perspectivas operacionais e densidades participativas. In: TEIXEIRA, E. (org.). Desenvolvimento de tecnologias cuidativo-educacionais. Volume II. Porto Alegre: Moriá, 2020.

TENÓRIO, J. M.; COHRS, F. M.; SDEPANIAN, V. L.; PISA, I. T.; MARIN, H. F. Desenvolvimento e Avaliação de um Protocolo Eletrônico para Atendimento e Monitoramento do Paciente com Doença Celíaca. Revista de Informática Teórica e Aplicada, [S. l.], v. 17, p. 210, 2011. DOI: 10.22456/2175-2745.12119.

Publicado

24/10/2024

Como Citar

MENEZES, C. P. da S. R.; TEIXEIRA, E.; GOMES , I. L. V. DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE PARA GESTÃO INTERPROFISSIONAL DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024112, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19112. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19112. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas