Ensino de arte e pedagogia histórico-crítica: fundamentos e desafios para uma formação humanizadora
Palavras-chave:
Ensino de Arte, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação crítica, Formação humanizadoraResumo
Neste artigo buscamos uma forma de pensar o ensino de Arte adotando como referência a reflexão filosófica de Lukács que concebe a arte como um tipo de reflexo da realidade. Nessa perspectiva entendese que as peculiaridades do reflexo estético tenham se originado historicamente como desdobramentos da atividade de transformação da natureza, o trabalho. A partir do solo originário da vida cotidiana, desenvolveu-se histórica e socialmente a sensibilidade estética, entendida como formas específicas de captação da realidade. Empregamos essa referência filosófica para analisarmos questões referentes às artes visuais no currículo da Educação Básica e ao ensino desse conteúdo escolar. Adotando como referência educacional a Pedagogia Histórico-Crítica, argumentamos em favor de uma abordagem crítica, humanizadora e transformadora do ensino escolar das artes visuais. Apresentamos os fundamentos teóricos e os desafios didáticos dessa proposta, buscando contribuir para a reflexão e a prática dos professores de Arte e para a formação artística dos alunos.
Downloads
Referências
CUMMING, R. Arte em detalhes. São Paulo: Publifolha, 2010.
HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 11ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LUKÁCS, G. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engls. In: MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.
LUKÁCS, G. Estética: a peculiaridade do estético. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2023. v. 1.
MARX, K O Capital, livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX, K. Cadernos de Paris & Manuscritos econômico-filosóficos. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.
SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. Edição Comemorativa.
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.
VAN GOGH, V. Cartas a Theo. São Paulo: Editora 34, 2023.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Juliana Oliveira Leitão, Newton Duarte
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.