Ensino de arte e pedagogia histórico-crítica: fundamentos e desafios para uma formação humanizadora

Autores

  • Juliana Oliveira Leitão Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Araraquara, SP, Brasil https://orcid.org/0009-0002-2570-4912
  • Newton Duarte Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1837-8004

Palavras-chave:

Ensino de Arte, Pedagogia Histórico-Crítica, Educação crítica, Formação humanizadora

Resumo

Neste artigo buscamos uma forma de pensar o ensino de Arte adotando como referência a reflexão filosófica de Lukács que concebe a arte como um tipo de reflexo da realidade. Nessa perspectiva entendese que as peculiaridades do reflexo estético tenham se originado historicamente como desdobramentos da atividade de transformação da natureza, o trabalho. A partir do solo originário da vida cotidiana, desenvolveu-se histórica e socialmente a sensibilidade estética, entendida como formas específicas de captação da realidade. Empregamos essa referência filosófica para analisarmos questões referentes às artes visuais no currículo da Educação Básica e ao ensino desse conteúdo escolar. Adotando como referência educacional a Pedagogia Histórico-Crítica, argumentamos em favor de uma abordagem crítica, humanizadora e transformadora do ensino escolar das artes visuais. Apresentamos os fundamentos teóricos e os desafios didáticos dessa proposta, buscando contribuir para a reflexão e a prática dos professores de Arte e para a formação artística dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Oliveira Leitão, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Araraquara, SP, Brasil

Doutoranda e Mestra em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, na linha Teorias Pedagógicas, Trabalho Educativo e Sociedade. Graduada em Artes Visuais (UNESP), aperfeiçoamento em Arte-Educação (IAE). Professora de Arte no Instituto Federal (IFSP) Campus de Araraquara. Membro do grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação (UNESP) e do grupo de estudos e pesquisa Linguagem e Contemporaneidade (IFSP).

Newton Duarte, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr), Departamento de Psicologia da Educação, Araraquara, SP, Brasil

Doutorou-se em educação, pela UNICAMP em 1992. Professor titular do Departamento de Psicologia da Educação, UNESP, campus de Araraquara. Membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, UNESP, campus de Araraquara. Coordena o grupo de pesquisa Estudos Marxistas em Educação. Recebe bolsa de produtividade em pesquisa do CNPq pelo período de março de 2023 a fevereiro de 2027.

Referências

CUMMING, R. Arte em detalhes. São Paulo: Publifolha, 2010.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 11ª ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

LUKÁCS, G. Introdução a uma estética marxista. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LUKÁCS, G. Introdução aos escritos estéticos de Marx e Engls. In: MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura: textos escolhidos. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

LUKÁCS, G. Estética: a peculiaridade do estético. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2023. v. 1.

MARX, K O Capital, livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Cadernos de Paris & Manuscritos econômico-filosóficos. 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Campinas: Autores Associados, 2008. Edição Comemorativa.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

VAN GOGH, V. Cartas a Theo. São Paulo: Editora 34, 2023.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. As ideias estéticas de Marx. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

Publicado

30/08/2024

Como Citar

LEITÃO, J. O.; DUARTE, N. Ensino de arte e pedagogia histórico-crítica: fundamentos e desafios para uma formação humanizadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e19208, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19208. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos