O cuidar, o curar e as encantarias na perspectiva de idosos ribeirinhos da Amazônia Amapaense

Autores

  • Vitor Sousa Cunha Nery Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém (PA), Programa de Pós-Graduação Profissinal em Ensino de História, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade do Estado do Amapá – UEAP – Macapá (AP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1309-6094
  • Alder de Sousa Dias Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém (PA), Curso de Licenciatura em Educação do Campo – UNIFAP – Mazagão (AP), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0996-0000
  • Cristiane do Socorro dos Santos Nery Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém (PA), Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP – Oiapoque (AP), Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1323-6069
  • Rogério Andrade Maciel Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará – UFPA – Bragança (PA), Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1673-5215

Palavras-chave:

Saberes do cuidar;, Saberes do curar;, Saberes das encantarias; Idosos ribeirinhos;

Resumo

O artigo tematiza saberes culturais a partir da enunciação de idosos amazônico-amapaenses. Tem como objetivo analisar os saberes dos idosos, na perspectiva do cuidar, do curar e das encantarias, na Amazônia Amapaense. Os percursos metodológicos resultam de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, em associação com a cartografia, a história oral e a pesquisa de caráter descritivo. Os colaboradores foram treze idosos de diferentes territórios amazônico-amapaenses. Foram realizadas entrevistas ao longo de várias visitas, cujos saberes foram sistematizados e analisados a partir de elementos da análise de conteúdo. Os dados foram gerados por ocasião de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no âmbito da Universidade do Estado do Amapá, em parceria com demais instituições. Constatou-se, nos resultados, que os saberes e as práticas culturais do cuidar, do curar e as encantarias contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida desses idosos amapaenses. Além disso, a pesquisa também destacou a importância de se pensar em políticas públicas e ações voltadas para o cuidado dos idosos nas comunidades ribeirinhas da Amazônia.

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947401

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Biografia do Autor

Vitor Sousa Cunha Nery, Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém (PA), Programa de Pós-Graduação Profissinal em Ensino de História, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Curso de Licenciatura em Pedagogia, Universidade do Estado do Amapá – UEAP – Macapá (AP), Brasil.

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), pela linha de pesquisa Educação, Cultura e Sociedade. Atua como Professor efetivo na Universidade do Estado do Amapá (UEAP), docente permanente da linha de pesquisa História da Educação do PPGED/ICED/UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UNIFAP). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação na Amazônia Amapaense (GEPEA-UEAP). Integrante da Rede de Pedagogias Decoloniais da Amazônia, da Cátedra Paulo Freire da Amazônia e associado à Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

Alder de Sousa Dias, Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém (PA), Curso de Licenciatura em Educação do Campo – UNIFAP – Mazagão (AP), Brasil.

Pós-Doutor e Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), onde atua como docente permanente, junto à linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. Pesquisa fundamentos filosófico-educacionais, pedagogias, didáticas e práticas educativas na perspectiva da educação popular, da educação de pessoas jovens, adultas e idosas, e da decolonialidade, com ênfase na alteridade dos diversos sujeitos de processo educativos. Também desenvolve pesquisas na interface entre a práxis decolonial e a História da Educação e sobre práticas educativas em contextos religiosos. É pesquisador vinculado à Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA), à Cátedra Paulo Freire da Amazônia e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia nas Amazônias (GEPEIF/ PPGED/ICED/UFPA). É associado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Programa de Pós-Graduação em Educação, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará – UFPA – Belém (PA), Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, Universidade Federal do Amapá – UNIFAP – Oiapoque (AP), Brasil.

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA), na linha de pesquisa Docência e Diversidade. Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA), junto à linha de pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente, Teorias e Práticas Educacionais. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas em Educação Intercultural em Ciências da Natureza e Matemáticas (GECIM), membro da Rede de Pesquisa sobre Pedagogias Decoloniais na Amazônia (RPPDA) e da Red Internacional de Etnomatemática. Associada a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, Etnomatemática, Formação de Professores Indígenas, Pedagogias Decoloniais, Interculturalidade Crítica e Educação Escolar Indígena.

Rogério Andrade Maciel, Programa de Pós- Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, Campus Universitário de Bragança, Universidade Federal do Pará – UFPA – Bragança (PA), Brasil.

Doutor em Educação pelo Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará (ICED/UFPA). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança (UFPA/CBRAG). Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), na linha de Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia. Coordenador do projeto de pesquisa "Cultura Material da Pesca e a Proposição do Currículo na Educação de Jovens e Adultos Profissional em Bragança, Estado do Pará, Brasil", aprovado pela Chamada CNPq/MCTI/FNDCT N 18/2021 - Edital Universal. Associado da Sociedade Brasileira de História da Educação - (SBHE). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em História da Educação e Currículo na Amazônia (NIPHECA). Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos e Diversidade na Amazônia - (GUEAJA).

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Publicado

30/12/2024

Como Citar

NERY, V. S. C.; DIAS, A. de S.; NERY, C. do S. dos S.; MACIEL, R. A. O cuidar, o curar e as encantarias na perspectiva de idosos ribeirinhos da Amazônia Amapaense. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.3, p. e19474, 2024. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19474. Acesso em: 14 jan. 2025.