O cuidar, o curar e as encantarias na perspectiva de idosos ribeirinhos da Amazônia Amapaense
Palavras-chave:
saberes do cuidar, saberes do curar, saberes das encantarias, idosos ribeirinhosResumo
O artigo tematiza saberes culturais a partir da enunciação de idosos amazônico-amapaenses. Tem como objetivo analisar os saberes dos idosos, na perspectiva do cuidar, do curar e das encantarias, na Amazônia Amapaense. Os percursos metodológicos resultam de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, em associação com a cartografia, a história oral e a pesquisa de caráter descritivo. Os colaboradores foram treze idosos de diferentes territórios amazônico-amapaenses. Foram realizadas entrevistas ao longo de várias visitas, cujos saberes foram sistematizados e analisados a partir de elementos da análise de conteúdo. Os dados foram gerados por ocasião de uma pesquisa mais ampla, desenvolvida no âmbito da Universidade do Estado do Amapá, em parceria com demais instituições. Constatou-se, nos resultados, que os saberes e as práticas culturais do cuidar, do curar e as encantarias contribuem para o bem-estar e a qualidade de vida desses idosos amapaenses. Além disso, a pesquisa também destacou a importância de se pensar em políticas públicas e ações voltadas para o cuidado dos idosos nas comunidades ribeirinhas da Amazônia.
https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.1947401
Downloads
Referências
AMOROZO, M. C. M. Uso e diversidade de plantas medicinais em Santo Antônio do Laverger, MT, Brasil. Acta Botânica Brasílica, São Paulo, v. 16, n. 2, p. 189-203, 2002. DOI: http://doi.org/10.1590/S0102-33062002000200006.
BRASIL. Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1 out. 2003. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2003/lei-10741-1-outubro-2003-497511-normaatualizada-pl.pdf. Acesso em: 1 out. 2017.
DUSSEL, E. 1492: el encubrimiento del otro: hacia el origen del “mito de la Modernidad”. México: Cambio XXI; Colégio Nacional de Ciencias Políticas y Administración Pública, 1994.
FONSECA, M. J. C. F. A biodiversidade e desenvolvimento sustentável em escolas do ensino médio em Belém do Pará. 2003. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2003.
FONSECA, M. J. C. F.; NAKAIAMA, L. Narrativas para ensinar-aprender a Amazônia: uma contribuição à educação ambiental em contextos educacionais diversos. Revista de Estudos Universitários, Sorocaba, v. 36, n. 3, p. 143-153, 2010.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Amapá: panorama. Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ap/panorama. Acesso em: 31 nov. 2022.
LOUREIRO, J. J. P. João de Jesus Paes Loureiro: obras reunidas, poesia I. São Paulo: Escrituras, 2001.
MAUÉS, R. H. Malineza: um conceito da cultura amazônica. In: BIRMAN, P.; NOVAES, R.; CRESPO, S. (ed.). O mal à brasileira. Rio de Janeiro: Eduerj, 1997. p. 32-44.
MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
MIGNOLO, W. D. O potencial epistemológico da história oral: algumas contribuições de Silvia Rivera Cusicanqui. Caracas: CLACSO, 2002.
MINAYO, M. C. S. (ed.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
OLIVEIRA, I. A.; MOTA NETO, J. C. Saberes da terra, da mata e das águas. In: OLIVEIRA, I. A. (ed.). Cartografias ribeirinhas: saberes e representações sobre práticas sociais cotidianas e de alfabetizando amazônidas. Belém: CCSE-UEPA, Grafithe, 2004. p. 37-72.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE – OPAS. Organização Mundial da Saúde – OMS. No Dia Internacional da Pessoa Idosa, OPAS chama atenção para o envelhecimento saudável. 2017. Disponível em: www.paho.org. Acesso em: 01 out. 2017.
QUIJANO, A. A colonialidade do Poder, Eurocentrismo e América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
SALDANHA, J. D. M.; CABRAL, M. P. A longa história indígena na costa norte do Amapá. Anuário Antropológico, Brasília, v. 39, n. 2, p. 99-114, 2014.
SANTOS, B. S. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006.
SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (ed.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009. p. 23-71.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Vitor Sousa Cunha Nery, Alder de Sousa Dias, Cristiane do Socorro dos Santos Nery, Rogério Andrade Maciel

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.