PERSPECTIVAS INOVADORAS E CRIATIVAS PARA A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19iesp.2.19507

Palavras-chave:

docência em ciências, docência em matemática, letramento científico e tecnológico

Resumo

Este dossiê é composto por pesquisas que oferecem subsídios para a docência em Ciências e Matemática em perspectiva criativa e inovadora. Tendo como âmbito o contexto ibero-americano, contempla 18 artigos com participação de autores de instituições internacionais e autores de todas as regiões do Brasil. Os artigos têm como foco ora a criatividade e a inventividade conceitualmente abordadas, ora práticas criativas e inovadoras, assim como temáticas que contribuem com o tema em pauta. As temáticas abordadas contemplam educação inclusiva, alfabetização/letramento científico e tecnológico, conhecimento do professor, práticas interdisciplinares e perspectivas didáticas, tais quais resolução de problemas, uso de tarefas reflexivas, portfólios, oficinas, clubes de ciência e matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR – Brasil.

Professora do Programa de Pós-graduação em Teoria e Prática de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação. Doutorado em Educação (UNICAMP).

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília (UnB), Brasília – DF – Brasil.

Professora Adjunta (nível III). Doutorado em Educação Matemática (PUC/SP).

Publicado

26/07/2024

Como Citar

GUÉRIOS, E. C.; ALENCAR, E. S. de. PERSPECTIVAS INOVADORAS E CRIATIVAS PARA A DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA NO CONTEXTO IBERO-AMERICANO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. esp.2, p. e024066, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19iesp.2.19507. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19507. Acesso em: 21 dez. 2024.