CARTA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v19i00.19615

Palavras-chave:

Docência, Formação de Professores, Licenciaturas

Resumo

Este texto é uma carta-ensaio, cujos destinatários são nossos caros estudantes nas licenciaturas. É um apelo à humanidade em cada um, como um vocativo à docência. Emerge da constatação de que, cada vez mais, há menos interesse no magistério e mais bancos vazios nos cursos de formação docente. Escrevemos aos nossos estudantes três lições que nos motivam a Ser Professor: (I) a lição da Sankofa, ou a importância de ressignificar o passado; (II) a lição do pedinte, tratando do tempo presente e a grandeza de se olhar para o mundo vivido; e (III) a lição da esperança, que pode ajudar a construir outro futuro para e no magistério. Ao final, subscrevemos tudo o que podemos aprender com essas três lições, esperançando um mundo melhor para todas as formas de vida planetária.

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Biografia do Autor

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mamanguape – PB – Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Docente na UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa LACONEX@O/UFPB - Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Mossoró – RN – Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará – (UECE). Docente na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Líder do Grupo de Pesquisa “Formação Docente”.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo (IFSP), Itapetininga – SP – Brasil.

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor do IFSP, campus Itapetininga.

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Publicado

25/10/2024

Como Citar

ARAÚJO, O. H. A.; MEDEIROS, E. A. de; FORTUNATO, I. CARTA AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 19, n. 00, p. e024141, 2024. DOI: 10.21723/riaee.v19i00.19615. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/19615. Acesso em: 22 dez. 2024.

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