Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP)

Autores

  • Rosemara Perpetua Lopes
  • Vanessa Masiteli
  • Eloi Feitosa

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i2.2773

Resumo

Neste trabalho, apresenta-se o relato de uma experiência de uso de applets em escolas da cidade de Terra Roxa (SP), com os objetivos de incluir Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola pública ampliando as chances de aprendizagem dos alunos em Matemática e contribuir para evitar a exclusão digital do cidadão em idade escolar. As atividades foram criadas e continuamente avaliadas por um grupo interdisciplinar de uma universidade pública do interior paulista, sendo desenvolvidas na Sala Ambiente de Informática (SAI) das escolas contatadas por uma professora de Matemática e técnicos de Informática. A proposta envolveu a aprendizagem de conceitos matemáticos tais como funções e equações. Os relatórios semanais enviados via e-mail apresentam aspectos positivos, como motivação dos alunos para a aprendizagem matemática e participação ativa dos mesmos na construção do próprio conhecimento, e aspectos negativos, como interrupção das atividades por motivos como reuniões, eventos ou problemas técnicos e dificuldade do professor com o inglês. Os resultados obtidos autorizam a afirmar que em condições favoráveis, as TIC podem favorecer a educação escolar sob vários aspectos, permitindo que a ação educativa se realize em novos espaços de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/06/2010

Como Citar

LOPES, R. P.; MASITELI, V.; FEITOSA, E. Inclusão de tecnologias de informação e comunicação em escolas públicas de Terra Roxa (SP). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 207–216, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i2.2773. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2773. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos