Direitos humanos, processos interacionais e vivência escolar

Autores

  • Dora I. P. da Costa
  • Edson do C. Inforsato
  • Jéssica G. Conceição
  • A. S. Soler
  • Ligia M. B. Barbosa
  • Sheiva A. Sörensen

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i2.2774

Resumo

Este trabalho propõe entender as tensões e conflitos provenientes da diversidade cultural existente no âmbito da escola, especialmente, como são tratadas as diversas formas de diferenças e compreender como tais problemas contribuem para a diminuição do desempenho curricular dos alunos. Possui como objetivo geral, realizar ações que contemplem um conjunto de atores sociais que vivenciam o ambiente escolar, tendo como meta a tomada de consciência e a mudança de atitudes por parte destes no que diz respeito à problemática social da discriminação e do preconceito no ambiente escolar. Tem como objetivo específico a produção de material para-didático através da participação dos/as alunos/as e professores/as da escola pública juntamente com a equipe de graduandos (as) da Unesp sobre tipos de preconceitos presentes na escola e possíveis soluções referentes ao respeito à diversidade e diferenças em relação ao Outro. Para seu desenvolvimento utiliza-se uma revisão bibliográfica de livros e artigos sobre o tema discriminação e preconceitos e uma pesquisa de campo a qual está baseada nos parâmetros metodológicos da pesquisa-ação, que inclui a coleta de dados através de questionários, entrevistas, debates e gravações em áudio. Com tais procedimentos tem-se como meta auxiliar e estimular os agentes integrantes da escola a trabalharem e refletirem sobre a temática da discriminação e do preconceito, evitando assim, através da tomada de consciência e do respeito à alteridade e aos direitos humanos, possíveis exclusões, segregações e desenvolvimento de traumas no ambiente escolar.

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Publicado

10/06/2010

Como Citar

COSTA, D. I. P. da; INFORSATO, E. do C.; CONCEIÇÃO, J. G.; SOLER, A. S.; BARBOSA, L. M. B.; SÖRENSEN, S. A. Direitos humanos, processos interacionais e vivência escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 217–226, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i2.2774. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2774. Acesso em: 22 abr. 2021.

Edição

Seção

Artigos