Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente

Autores

  • Rita de Cássia Petrenas
  • Valéria Marta N. Mokwa
  • Fátima Coelho Gonini

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v4i2.2781

Resumo

O presente estudo analisou as representações de alunas do curso de Pedagogia em relação aos processos de escolarização e a formação docente. A pesquisa fundamenta-se na teoria moscoviciana das representações sociais, em estudos sobre a formação docente e a trajetória de escolarização. O trabalho apresentou quatro etapas que se sucederam durante o período de formação no curso de Pedagogia, sendo que três das mesmas consistiu na elaboração de redações pelas estudantes em três momentos no decorrer do curso, para finalizar foram realizadas a gravação de entrevistas com as discentes. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, modalidade temática, depreendendo-se núcleos de significação. As representações construídas pelas participantes tem como elemento marcante, a deficiência do ensino básico público, dificultando o acesso a universidade pública e boa formação profissional, constituindo o núcleo figurativo da representação social. As futuras pedagogas revelaram também insegurança e medo em relação ao exercício da profissão docente, mas também indicaram pontos positivos do curso marcados pela criticidade, reflexão e uma inserção melhor no mercado de trabalho. Foi possível constatar a importância da formação docente para a melhoria do ensino, principalmente dos educadores que atuarão nos primeiros anos processo de escolarização, formação essa que deve ser pautada na relação entre teoria e prática e também no resgate do papel do educador na sociedade atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/06/2010

Como Citar

PETRENAS, R. de C.; MOKWA, V. M. N.; GONINI, F. C. Representações sociais de alunos do curso de pedagogia: expectativas em relação a formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 4, n. 2, p. 298–307, 2010. DOI: 10.21723/riaee.v4i2.2781. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/2781. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos