A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v6i1.4803Resumo
A motivação dos alunos tem sido apontada como um dos fatores que tem influenciado diretamente o quê e como eles aprendem. As abordagens sócio-cognitivistas da motivação apontam duas orientações: a intrínseca, que é vista como tendência natural do indivíduo, no qual ele executa uma atividade por considerá-la atraente, e a extrínseca, com a finalidade de atender solicitações ou pressões de outras pessoas, ou de demonstrar competências e habilidades. Este trabalho investiga a motivação extrínseca e seus reflexos no desempenho escolar de uma aluna considerada pelos professores como tendo dificuldades de aprendizagem. Os resultados da pesquisa indicam a influência do ambiente escolar e familiar na motivação e, esta no desempenho escolar da aluna, apontando a relevância de estudos sobre a temática.Downloads
Como Citar
LEÃO, A. M. de C. A (des) motivação extrínseca no contexto escolar: análise de um estudo de caso. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 6, n. 1, p. 116–134, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v6i1.4803. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4803. Acesso em: 5 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.