Políticas públicas para a educação infantil em Porto Velho/RO (1999/2008)
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.4983Resumo
Este estudo trata das políticas públicas educacionais de modo geral e analisa especificamente as políticas públicas de Educação Infantil desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Porto Velho/RO, no período de 1999 a 2008. Caracteriza-se como estudo de abordagem qualitativa, com análise de dados qualitativos e quantitativos. Nos resultados observa que aspectos fundamentais para a garantia de educação infantil de qualidade e que priorize o desenvolvimento integral da criança não foram suficientemente considerados, o que demonstra a pouca atenção por parte do Município de Porto Velho a ela dispensada. O estudo concluiu que embora as políticas nacionais atuais tenham contemplado a Educação Infantil com financiamento, este ainda é insuficiente para a garantia das condições mínimas adequadas à manutenção e desenvolvimento do ensino dessa etapa. Considera o acesso à Educação Infantil como fundamental para a garantia do desenvolvimento pleno da criança e defende a proposta de que para a consolidação da Educação Infantil de qualidade serão necessários, no mínimo, três aspectos: a priorização dessa etapa no rol das ações da SEMED, a definição de metas e a ampliação dos recursos financeiros, tanto para a expansão e aparelhagem de escolas, como para a manutenção e desenvolvimento da Educação Infantil.Downloads
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Publicado
20/02/2014
Como Citar
PACÍFICO, J. M.; GENTILINI, J. A. Políticas públicas para a educação infantil em Porto Velho/RO (1999/2008). Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 961–977, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.4983. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/4983. Acesso em: 14 ago. 2022.
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Artigos
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