Campanhas de prevenção da infecção VIH/SIDA: analisando modos de educar a sexualidade e o género
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v8i4.5126Resumo
Este trabalho pretende divulgar dados parciais da Investigação, “Sexualidade e Género em Campanhas de Prevenção da Infeção VIH/SIDA”, integrada no Projecto “Sexualidade e Género no discurso dos media: implicações sócio-educacionais e desenvolvimento de uma abordagem alternativa na formação de professores/as”. À luz de um quadro teóricometodológico resultante dos estudos culturais, do pós-estruturalismo, da teoria queer e da educação para os valores, discutem-se modos de educar a sexualidade e o género presentes em 31 spots publicitários de campanhas de prevenção da infeção VIH/SIDA produzidas em Portugal, entre 2000 e 2010, por Organizações Governamentais e Organizações Não Governamentais. Os resultados obtidos apontam para uma visão da sexualidade humana vinculada à normativa da heterossexualidade, dos padrões de beleza ocidental, centrada na corpo e na imagem, bem como uma naturalização dos estereótipos de género.Downloads
Publicado
20/02/2014
Como Citar
FRIAS, A.; TEIXEIRA, F. Campanhas de prevenção da infecção VIH/SIDA: analisando modos de educar a sexualidade e o género. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 4, p. 889–899, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i4.5126. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5126. Acesso em: 4 mar. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.