A formação do leitor do ensino fundamental: as legendas cinematográficas

Autores

  • Adriana Naomi Fukushima da Silva Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Dagoberto Buim Arena UNESP – Universidade Estadual Paulista. Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Naiane Rufino Lopes Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Sonia Oliveira dos Santos Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.
  • Talita Deniz Amâncio Graduanda em Pedagogia. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Didática. Marília – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5371

Resumo

Diante das práticas pedagógicas a respeito dos atos de leitura no atual contexto escolar das instituições de ensino fundamental, percebe-se que eles estão ligados à decifração e não à busca por sentido e compreensão. Ao pensar no uso das novas tecnologias que podem contribuir para a formação do leitor, acredita-se que a leitura de legendas permite essa formação uma vez que exige uma leitura rápida que não se prende a todas as palavras e com atribuição de sentido para acompanhar todo o desenrolar do filme. Isso faz com que as crianças aprendam a ler atribuindo sentido e utilizando-se dos conhecimentos de seu acervo cultural. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a contribuição das legendas cinematográficas para a formação do leitor do ensino fundamental. Desta forma, foram convidados alunos de idades entre seis e dez anos, com interesse em ver filmes legendados e aprender a ler estas legendas. As sessões cinematográficas foram realizadas quinzenalmente, na própria escola, em uma sala adaptada. Após as sessões, realizou-se as discussões em grupo para verificar quais os problemas enfrentados para a compreensão da trama Neste trabalho serão apresentados dados sobre a sessão do filme “Coração de Tinta”. As crianças, auxiliadas pelos pesquisadores, puderam compreender a trama e aprenderam a articular seu conhecimento com situações dos filmes. A pesquisa esta em andamento, mas é possível verificar que durante a projeção há indicações que estão conseguem ler as legendas, ora perdem o timing de leitura, mas aos poucos evoluem no domínio de leitura desse gênero do discurso.

Downloads

Como Citar

SILVA, A. N. F. da; ARENA, D. B.; LOPES, N. R.; SANTOS, S. O. dos; AMÂNCIO, T. D. A formação do leitor do ensino fundamental: as legendas cinematográficas. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 1, p. 98–107, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i1.5371. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5371. Acesso em: 5 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos