Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão

Autores

  • Daniella Zanellato UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. – Departamento de Educação Especial. Marília - SP – Brasil.
  • Rosimar Bortolini Poker UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Departamento de Educação Especial. Marília – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5375

Resumo

Desde 1990, no Brasil, o paradigma da educação inclusiva vem influenciando as políticas públicas e os sistemas educacionais. Cursos de formação continuada de professores estão se disseminando com a intenção de prepará-los para enfrentarem o desafio de atuar com o aluno com deficiência. Mas qual fator tem motivado os professores a participar desses cursos? O presente estudo pretendeu responder essa indagação. Buscou identificar e mapear os aspectos que motivaram 105 professores do ensino regular da rede municipal de ensino de São Paulo a participarem, durante os anos de 2010/2011, da terceira edição do curso de especialização denominado “Formação de Professores em Educação Especial”. A coleta de dados foi feita por meio de questionário, aplicado aos professores integrantes do curso. Os resultados revelaram que a motivação está relacionada com as características da fase em que os professores se encontram, tanto no que diz respeito a idade, quanto ao ciclo da trajetória docente e, também, aos aspectos ligados principalmente a atuação profissional. Além disso, a partir dessa pesquisa, foram apontadas reflexões a respeito da importância da formação dos professores para o aperfeiçoamento do sistema educacional, a fim de atender efetivamente aos princípios de uma educação inclusiva, como sugere a legislação vigente em nosso país.

Downloads

Como Citar

Zanellato, D., & Poker, R. B. (2012). Formação continuada de professores na educação inclusiva: a motivação em questão. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 7(1), 147–158. https://doi.org/10.21723/riaee.v7i1.5375

Edição

Seção

Artigos