Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores

Autores

  • Alexandra Bujokas de Siqueira UFTM - Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Centro de Educação a Distância e Aprendizagem com Tecnologias de Informação. Uberaba - MG – Brasil - 38025-180
  • Roseane Andrelo UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação - Departamento de Comunicação Social. Bauru – SP – Brasil. 17033-360
  • Lígia Beatriz Carvalho de Almeida USC - Universidade do Sagrado Coração. Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Bauru - SP – Brasil - 17011-160

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i2.5397

Resumo

O presente trabalho relata o desenvolvimento de um material pedagógicoespecífico sobre mídia-educação, como resultado de oficinas desenvolvidas no Midialab –Laboratório de Mídia-Educação, da Universidade Sagrado Coração, para alunos e professoresdo Ensino Médio, que em sua grande maioria atuavam na área de Códigos, Linguagens e suasTecnologias. Os objetivos da pesquisa exploratória foram investigar, de modo comparativo,como professores e alunos aprendem sobre mídia, quais são as semelhanças e diferenças nodesempenho dos dois grupos e quais são os métodos de trabalho mais adequados parapromover o letramento em mídia, considerando características da escola pública e paradigmasinternacionais de media literacy. A metodologia consiste na aplicação de atividades focandoseis técnicas principais: análise textual, estudo do contexto, análise de conteúdo, estudo decaso, tradução e simulação-produção. Os resultados sugerem que adotar atividades depreparação para usar as mídias é um caminho produtivo para o desenvolvimento dehabilidades de leitura crítica, além de diminuir diferenças entre o repertório do professor e dosestudantes, estimular o desenvolvimento da linguagem de um modo geral e promover oaprendizado colaborativo, numa abordagem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SIQUEIRA, A. B. de; ANDRELO, R.; ALMEIDA, L. B. C. de. Mídia-educação no ensino médio: uma experiência com alunos e professores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 2, p. 125–136, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i2.5397. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5397. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos