Processo de implementação do SINAES: contradições, tensões e possibilidades

Autores

  • Marta Fernandes Garcia Mestranda em Educação. UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas – SP - Brasil. 13083-865

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5633

Resumo

O texto discute o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio de análise de textos, leis e decretos que marcaram sua trajetória. Problematiza as contribuições/contradições, avanços/retrocessos observados neste processo e recupera os significados da categoria de contra-regulação como possibilidade de resistência propositiva no campo de regulação da qualidade da educação superior brasileira. Ancorada nos processos de auto-avaliação institucional e no protagonismo dos atores locais aponta esta estratégia como possibilidade institucional para pensar e agir consoante aos princípios progressistas observados na Lei do SINAES em sua proposta original, enfrentando as tensões inerentes ao campo da avaliação.

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Como Citar

GARCIA, M. F. Processo de implementação do SINAES: contradições, tensões e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 50–61, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5633. Acesso em: 27 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos