Processo de implementação do SINAES: contradições, tensões e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5633Resumo
O texto discute o processo de implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior por meio de análise de textos, leis e decretos que marcaram sua trajetória. Problematiza as contribuições/contradições, avanços/retrocessos observados neste processo e recupera os significados da categoria de contra-regulação como possibilidade de resistência propositiva no campo de regulação da qualidade da educação superior brasileira. Ancorada nos processos de auto-avaliação institucional e no protagonismo dos atores locais aponta esta estratégia como possibilidade institucional para pensar e agir consoante aos princípios progressistas observados na Lei do SINAES em sua proposta original, enfrentando as tensões inerentes ao campo da avaliação.Downloads
Como Citar
GARCIA, M. F. Processo de implementação do SINAES: contradições, tensões e possibilidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 50–61, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5633. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5633. Acesso em: 27 fev. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.