Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre a língua de sinais

Autores

  • Daniella Cristina Bosco Pós-graduanda em Educação Especial: Deficiência Auditiva. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP – Brasil. 17.525-900
  • Sandra Eli Sartoretto de Oliveira Martins UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília – SP – Brasil. 17.525-900
  • Claudia Regina Mosca Giroto UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Educação Especial. Marília – SP – Brasil. 17.525-900

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5635

Resumo

O processo de inclusão de alunos com surdez nas instituições comuns e especializadas de ensino é uma questão bastante complexa, que tem como eixo central de discussão sua especificidade linguística representada pela língua de sinais. Diante disso, a presente pesquisa procurou responder como se configuram os discursos de jovens usuários da Libras sobre a utilização dessa modalidade lingüística, nas instituições escolares comuns e especializadas, do sistema de ensino de uma cidade de grande porte do estado de São Paulo. O objetivo central desse estudo foi analisar as relações entre o discurso de alunos surdos e suas condições de produção, sob a ótica da Análise do Discurso. O referencial teórico adotado foi a psicologia histórico-cultural. Fizeram parte da pesquisa três escolas de uma rede municipal de ensino, duas escolas comuns e uma escola especializada. Como participantes, foram selecionadas quatro jovens surdas. Os instrumentos de coleta se constituíram em observação das situações de interlocução em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram feitas por meio de videogravações e contaram com a presença de um intérprete. Os resultados mostraram que os discursos das participantes pertencentes à escola especializada sobre a língua de sinais estão relacionados a uma comunidade discursiva, fato não observado no contexto da escola comum.

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Como Citar

BOSCO, D. C.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre a língua de sinais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 73–104, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5635. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5635. Acesso em: 25 fev. 2021.

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