Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre a língua de sinais
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v7i3.5635Resumo
O processo de inclusão de alunos com surdez nas instituições comuns e especializadas de ensino é uma questão bastante complexa, que tem como eixo central de discussão sua especificidade linguística representada pela língua de sinais. Diante disso, a presente pesquisa procurou responder como se configuram os discursos de jovens usuários da Libras sobre a utilização dessa modalidade lingüística, nas instituições escolares comuns e especializadas, do sistema de ensino de uma cidade de grande porte do estado de São Paulo. O objetivo central desse estudo foi analisar as relações entre o discurso de alunos surdos e suas condições de produção, sob a ótica da Análise do Discurso. O referencial teórico adotado foi a psicologia histórico-cultural. Fizeram parte da pesquisa três escolas de uma rede municipal de ensino, duas escolas comuns e uma escola especializada. Como participantes, foram selecionadas quatro jovens surdas. Os instrumentos de coleta se constituíram em observação das situações de interlocução em sala de aula e entrevistas semi-estruturadas. As entrevistas foram feitas por meio de videogravações e contaram com a presença de um intérprete. Os resultados mostraram que os discursos das participantes pertencentes à escola especializada sobre a língua de sinais estão relacionados a uma comunidade discursiva, fato não observado no contexto da escola comum.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Como Citar
BOSCO, D. C.; MARTINS, S. E. S. de O.; GIROTO, C. R. M. Alunos com surdez e o processo de inclusão: uma análise de discursos sobre a língua de sinais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 3, p. 73–104, 2012. DOI: 10.21723/riaee.v7i3.5635. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5635. Acesso em: 30 jun. 2022.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.