Ensino de física e educação inclusiva: o ensino da primeira Lei de Newton

Autores

  • Sabrina Gomes Cozendey Pesquisadora Associada da UFSCar. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos; Doutora em Educação Especial. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Área de Concentração Educação do Indivíduo Especial. São Carlos– SP – Brasil. 13565-905
  • Maria da Piedade Resende da Costa UFSCar – Universidade Federal de São Carlos; Pesquisadora do departamento de Psicologia e Professora na Pós-graduação em Educação Especial. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Area de Concentração Educação do Indivíduo Especial. São Carlos – SP – Brasil. 13565-905
  • Márlon Caetano Ramos Pessanha Doutorando em Ensino de Ciências. USP – Universidade de São Paulo. Area de Concentração. São Paulo – SP – Brasil. 05508-040

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v8i2.5929

Resumo

Neste trabalho é apresentada uma discussão sobre a inclusão de alunos surdos na aula de Física. Busca-se discutir como construir um plano de aula para o ensino de primeira lei de Newton em um ambiente inclusivo de ensino. Utilizando uma proposta de ensino bilíngue é desenvolvido um plano de aula que conta um vídeo bilíngue, situações problemas para introduzir as discussões e um questionário fechado para avaliar a aprendizagem. Participaram da pesquisa dezoito alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual do interior do estado de São Paulo. Os resultados mostram que foi desenvolvida uma proposta inclusiva, uma vez que esta conseguiu assegurar a possibilidade de aprendizado a alunos com e sem deficiência auditiva, ao respeitar os ritmos e estilos de aprendizagem foi criada uma proposta que conseguiu ensinar a todos os alunos o mesmo conceito, ao mesmo tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20/01/2014

Como Citar

COZENDEY, S. G.; COSTA, M. da P. R. da; PESSANHA, M. C. R. Ensino de física e educação inclusiva: o ensino da primeira Lei de Newton. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 8, n. 2, p. 323–337, 2014. DOI: 10.21723/riaee.v8i2.5929. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/5929. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos