Avaliação do desempenho escolar: visão das professoras do segundo ano do ensino fundamental

Autores

  • Josiane Peres Gonçalves Doutora em Educação. PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta. UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação. Naviraí – MS – Brasil.
  • Tamires Ferreira Azevedo Graduada em Pedagogia. UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino. Naviraí – MS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.6026

Resumo

A presente pesquisa tem por finalidade investigar a opinião e prática de professores em relação à avaliação do desempenho escolar dos alunos, cuja amostra foi composta por 7 (sete) professoras que atuavam no 2º ano do Ensino Fundamental de escolas municipais e estaduais de Naviraí - MS. A abordagem teórica foi norteada por autores como Libâneo, Kraemer, Haydt, entre outros, em que apresentam discussões relevantes sobre a temática, incluindo os três tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa. Para a realização da coleta de dados, foi utilizado um questionário com 15 questões abertas, sendo respondido pelas próprias professoras e entregue posteriormente para análise e sistematização. Os resultados indicaram que as professoras que fizeram parte da pesquisa reconhecem que na medida em que avaliam os seus alunos elas percebem se os seus objetivos estão sendo alcançados, sendo possível redirecionar sua prática visando atender a necessidade da turma e consequentemente contribuir com a melhor aprendizagem dos alunos. Quanto às práticas utilizadas para avaliar, elas são bem diversificadas, incluindo: participação, realização das atividades, exercícios variados, provas, questionamentos, produção de textos, relatórios dos alunos, atividades lúdicas, trabalho em duplas e individuais, etc.

Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Doutora em Educação. PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta. UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação. Naviraí – MS – Brasil.

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela mesma instituição. Professora Ajunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Câmpus de Naviraí (UFMS/CPNV). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Tamires Ferreira Azevedo, Graduada em Pedagogia. UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora da Rede Municipal de Ensino. Naviraí – MS – Brasil.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus de Naviraí (UFMS/CPNV) em 2012. Professora da Rede Municipal de Ensino da Gerência Municipal de Educação (REME/GEMED) de Naviraí desde o ano de 2013.

Downloads

Publicado

07/07/2015

Como Citar

GONÇALVES, J. P.; AZEVEDO, T. F. Avaliação do desempenho escolar: visão das professoras do segundo ano do ensino fundamental. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 445–466, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.6026. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6026. Acesso em: 27 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)