Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente

Autores

  • Lúcia Gracia Ferreira Professor Adjunto. UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino e graduação em Licenciatura em Pedagogia. UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Itapetininga – BA – Brasil. 45700-000

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i4.6217

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar histórias de aprendiz produzidas no âmbito do curso de extensão “Formação de professores: um desafio da contemporaneidade”, desenvolvido na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Campus de Itapetinga, e os aspectos formativos presentes nas histórias. A discussão do curso incidia sobre a formação de professores na contemporaneidade e os encontros eram realizados semanalmente. Assim, este trabalho buscou identificar nas histórias de aprendiz narradas, memórias e nessas as experiências formativas nela presente. Para alguns eram apenas histórias, para outros lembranças, aqui mostro que é mais que isso, é formação. A partir da análise das narrativas foi possível perceber como sujeitos mudaram, formaram, viveram. Assim, considero as histórias de aprendiz, narrativas de fragmentos da vida, que possibilita reflexão, que possibilita a autoformação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Professor Adjunto. UFRB - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Doutora em Educação. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Linguagem, Pesquisa e Ensino e graduação em Licenciatura em Pedagogia. UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Itapetininga – BA – Brasil. 45700-000

Doutoranda pela Universidade Federal de São Carlos/UFSCar. Bolsista CNPq.

Downloads

Publicado

18/12/2015

Como Citar

FERREIRA, L. G. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, p. 1234–1249, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i4.6217. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos