A pedagogia no combate ao trabalho infantil no município de Boa Vista

Autores

  • Lysne Nôzenir Camelo de Lima UAH - Universidade Alcalá de Henares. Mestre em Política e Gestão Educacional - Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto de Roraima. Boa Vista – RR – Brasil. 69.309-470

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v7i4.6286

Resumo

O trabalho infantil expõe as crianças a vários riscos, prejudicando seu desenvolvimento e configura-se como violação de direito. O trabalho apresenta a pedagogia utilizada pelo PETI em Boa Vista; o procedimento foi aplicado através de entrevista semi-estruturada e questionários, aos gestores e as crianças do programa, com enfoque qualitativo e quantitativo, avaliando a participação e satisfação dos integrantes e seus familiares. O PETI tem a finalidade de erradicar as diversas formas de trabalho infantil, assim como retirar das ruas crianças e/ou adolescentes. Sendo o seu público alvo crianças e/ou adolescentes na faixa etária de 07 (sete) a 15 (quinze) anos de idade. Dentre as ações desenvolvidas estão a de caráter protetivo e sócioeducativo, que compreendem: atividades ludopedagógicas, palestras preventivas e educativas, esportes, artesanatos, músicas e etc. Nesse contexto, cabe ao PETI, como programa estratégico, contribuindo para erradicação do trabalho infantil no Município de Boa Vista. Oportunizando assim as crianças e adolescentes assim como suas famílias a terem uma vida melhor. No resultado final, constatou-se o compromisso em erradicar o trabalho infantil em Boa Vista, priorizando o atendimento as famílias, através da educação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

LIMA, L. N. C. de. A pedagogia no combate ao trabalho infantil no município de Boa Vista. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 7, n. 4, p. 51–61, 2013. DOI: 10.21723/riaee.v7i4.6286. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6286. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos