Teoria crítica e educação física: aproximações a partir da abordagem critico-emancipatória e didática comunicativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p231Palavras-chave:
Teoria crítica, Educação física, Abordagem críticoemancipatória e didática comunicativa,Resumo
Este artigo trata-se de um esforço para sintetizar as principais características da teoria social, denominada como Teoria Crítica, abordagem teórica conhecida pela crítica a Teoria Tradicional, sobretudo por situar-se como postura crítica ante a sociedade capitalista no resgate do ideal de emancipação humana. Tendo como ponto de partida as sustentações teóricas que a alicerçam e como ponto de chegada, as relações entre seus pressupostos teóricos e epistemológicos, nosso propósito centra-se na possibilidade de contribuir para a compreensão da necessidade de uma relação entre teoria e prática nas práticas pedagógicas dos professores de Educação Física, a partir de sua fundamentação na Teoria Crítico Emancipatória e Didática Comunicativa (KUNZ, 1994), que apresenta como elemento teórico fundante a Teoria Crítica da Escola de Frankfurt.Downloads
Publicado
11/04/2016
Como Citar
Souza, C. A. de, Marques, C. L. da S., & Telles, C. (2016). Teoria crítica e educação física: aproximações a partir da abordagem critico-emancipatória e didática comunicativa. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(1), 231–244. https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p231
Edição
Seção
Artigos
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