Projeto político-pedagógico: ação estratégica para a gestão democrática

Autores

  • Sérgio Brasil Fernandes Especialista em Gestão Educacional. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE. Santa Maria – RS – Brasil.
  • Sueli Menezes Pereira Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora da área de políticas públicas e gestão educacional. Santa Maria – RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.6997

Resumo

A gestão escolar democrática – garantida pela Constituição Federal e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) – é considerada, pelos autores/professores da área da educação, o modelo de gestão mais adequado a ser praticado nas escolas públicas brasileiras. No entanto, implantar a gestão democrática nas escolas tem sido um desafio para a maioria dos gestores educacionais e escolares. Para transformar essa utopia em realidade, avulta em importância a construção coletiva do projeto político-pedagógico (PPP) como estratégia para afirmar a gestão democrática e garantir ensino de qualidade nas escolas. Explicitar esses aspectos fomentou a elaboração deste estudo que tem por objetivo analisar as atuais formas de construção dos projetos político-pedagógicos nas escolas estaduais localizadas no município de Santa Maria-RS. Através de uma abordagem qualitativa, adotou-se o estudo de caso como método de pesquisa. A partir de concepções sobre gestão democrática, aborda-se a (re)elaboração coletiva do PPP, além de estratégias e/ou alternativas (projetos/atividades/ações) desenvolvidas, atualmente, pelas escolas e que podem ampliar a participação da comunidade escolar na (re)construção e execução do projeto. No entanto, no dia a dia das escolas públicas percebe-se que a democracia ainda não se estabeleceu, pelo menos, no que se refere à construção coletiva dos PPP.

Biografia do Autor

Sérgio Brasil Fernandes, Especialista em Gestão Educacional. UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE. Santa Maria – RS – Brasil.

Licenciado em Letras pela Universidade da Região da Campanha (URCAMP) e especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional – GEPPGE.

Sueli Menezes Pereira, Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação. UFSM – Universidade Federal de Santa Maria. Pesquisadora da área de políticas públicas e gestão educacional. Santa Maria – RS – Brasil.

DOUTORA EM EDUCAÇÃO. PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFSM. PESQUISADORA DA ÁREA DE POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL.

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

Fernandes, S. B., & Pereira, S. M. (2015). Projeto político-pedagógico: ação estratégica para a gestão democrática. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(4), 985–1006. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.6997

Edição

Seção

Artigos