Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar

Autores

  • Carlos Toscano Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil
  • Francismara Neves de Oliveira Professor Associado. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7010

Resumo

Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios envolvidos no ensinar e aprender no contexto da gestão escolar de programas voltados para o apoio à aprendizagem. Com base nas contribuições de Charlot (2000), Lahire (1997), Arroyo (2000), Bahia (2012) e Sawaia (2002) sobre o tema do aprender/não aprender na escola, construímos um roteiro de entrevista semiestruturado para atender ao objetivo proposto. A pesquisa, que se caracteriza por um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conforme Cervo (2007) foi realizada em cinco escolas na cidade de Londrina – PR e envolveu oito pedagogos. Dentre os resultados obtidos, destacamos: a abertura da Sala de Apoio é considerada muito significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que não têm o rendimento esperado. Tais alunos são usualmente identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem, entretanto, por vezes, o desempenho insatisfatório é diagnosticado como resultante de problemas do ensino, formação insuficiente dos professores para a realidade atual, pouco envolvimento das famílias e falta de recursos. O programa provoca várias alterações no cotidiano escolar: rearranjo do espaço e novos materiais – e instaura a necessidade de novas formas de trabalho entre os agentes envolvidos sem que se tenham adequadas condições de realizá-las.

Biografia do Autor

Carlos Toscano, Professor Associado do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil

Prof. do Pprograma de Pós-graduação em Educação e do departamento de Educação. Líder do grupo de Pesquisa; Escola e Formação/UEL e pesquisador do grupo Aula: trabalho docente na formação inicial/UNICAMP.

Francismara Neves de Oliveira, Professor Associado. UEL – Universidade Estadual de Londrina. Londrina – PR – Brasil

Professora do Programa de Mestrado em Educação e do Departamento de Educação.

Downloads

Publicado

11/03/2015

Como Citar

TOSCANO, C.; OLIVEIRA, F. N. de. Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 698–717, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.7010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010. Acesso em: 25 fev. 2021.

Edição

Seção

Artigos