Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar

Carlos Toscano, Francismara Neves de Oliveira

Resumo


Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios envolvidos no ensinar e aprender no contexto da gestão escolar de programas voltados para o apoio à aprendizagem. Com base nas contribuições de Charlot (2000), Lahire (1997), Arroyo (2000), Bahia (2012) e Sawaia (2002) sobre o tema do aprender/não aprender na escola, construímos um roteiro de entrevista semiestruturado para atender ao objetivo proposto. A pesquisa, que se caracteriza por um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conforme Cervo (2007) foi realizada em cinco escolas na cidade de Londrina – PR e envolveu oito pedagogos. Dentre os resultados obtidos, destacamos: a abertura da Sala de Apoio é considerada muito significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que não têm o rendimento esperado. Tais alunos são usualmente identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem, entretanto, por vezes, o desempenho insatisfatório é diagnosticado como resultante de problemas do ensino, formação insuficiente dos professores para a realidade atual, pouco envolvimento das famílias e falta de recursos. O programa provoca várias alterações no cotidiano escolar: rearranjo do espaço e novos materiais – e instaura a necessidade de novas formas de trabalho entre os agentes envolvidos sem que se tenham adequadas condições de realizá-las.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7010



Direitos autorais 2015 Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

 

Rev. Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, Brasil, e-ISSN: 1982-5587

DOI Prefix: 10.21723/riaee

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.