Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v9i3.7010Resumo
Este trabalho tem como objetivo compreender os desafios envolvidos no ensinar e aprender no contexto da gestão escolar de programas voltados para o apoio à aprendizagem. Com base nas contribuições de Charlot (2000), Lahire (1997), Arroyo (2000), Bahia (2012) e Sawaia (2002) sobre o tema do aprender/não aprender na escola, construímos um roteiro de entrevista semiestruturado para atender ao objetivo proposto. A pesquisa, que se caracteriza por um estudo qualitativo, descritivo e interpretativo, conforme Cervo (2007) foi realizada em cinco escolas na cidade de Londrina – PR e envolveu oito pedagogos. Dentre os resultados obtidos, destacamos: a abertura da Sala de Apoio é considerada muito significativa para a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos que não têm o rendimento esperado. Tais alunos são usualmente identificados como portadores de dificuldades de aprendizagem, entretanto, por vezes, o desempenho insatisfatório é diagnosticado como resultante de problemas do ensino, formação insuficiente dos professores para a realidade atual, pouco envolvimento das famílias e falta de recursos. O programa provoca várias alterações no cotidiano escolar: rearranjo do espaço e novos materiais – e instaura a necessidade de novas formas de trabalho entre os agentes envolvidos sem que se tenham adequadas condições de realizá-las.Downloads
Publicado
11/03/2015
Como Citar
TOSCANO, C.; OLIVEIRA, F. N. de. Os pedagogos e o ensinar/aprender: impactos e desafios na gestão escolar. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 9, n. 3, p. 698–717, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v9i3.7010. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7010. Acesso em: 25 fev. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.