Supervisão pedagógica interpares com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional de professores: um estudo exploratório

Autores

  • José Castilho Professor no Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro. Terras de Bouro – Cávado – Portugal.
  • César Meira Sá Doutor em Ciências da Educação. FMH - Faculdade de Motricidade Humana. Professor Adjunto. ESE - Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana do Castelo – Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7287

Resumo

Este artigo apresenta um estudo durante o qual se desenvolveu um processo de supervisão pedagógica interpares como forma de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores envolvidos e melhorar a qualidade das aprendizagens dos seus alunos. Tratou-se de um processo de investigação-ação, com recurso a ciclos de observação mútua de aulas dos professores participantes e a consequente reflexão colaborativa. Foram testadas teorias que defendem a ação pedagógica nas perspectivas interativa, ecológica e desenvolvimental – em que o ensinar não é exclusivo do professor, nem o aprender é exclusivo do aluno. Trata-se antes de um processo de transformação que visa a autonomia de professores e alunos, através da reflexão, da aquisição sistemática de novos conhecimentos, da inovação (experimentação e avaliação de novos métodos, recursos e formas de comunicação), tendo como finalidade a inovação educativa, a melhoria da escola e a transformação da sociedade.

Biografia do Autor

César Meira Sá, Doutor em Ciências da Educação. FMH - Faculdade de Motricidade Humana. Professor Adjunto. ESE - Escola Superior de Educação. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Viana do Castelo – Portugal.

Área Científica: Educação e Ciências Sociais

Grupo Disciplinar: Educação e Formação de Professores

Coordenador do Mestrado em Supervisão Pedagógica

Downloads

Publicado

27/04/2015

Como Citar

Castilho, J., & Sá, C. M. (2015). Supervisão pedagógica interpares com vista ao desenvolvimento pessoal e profissional de professores: um estudo exploratório. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(4), 913–929. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7287

Edição

Seção

Artigos