Procedimento para a construção de uma audiodescrição congelando a tela: um estudo de caso para ensinar conceitos de física

Autores

  • Sabrina Gomes Cozendey Doutora em Educação Especial. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Pesquisadora Associada. São Carlos – SP – Brasil.
  • Maria da Piedade Resende da Costa Doutora em Psicologia (Psicologia Experimental). USP – Universidade de São Paulo. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7463

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um procedimento para uma audiodescrição de um recurso educativo para o ensino de Física distribuído pelo Ministério de Educação (MEC). Para isso utilizou uma estratégia não muito comum ao fazer a audiodescrição: o congelamento da tela. O vídeo audiodescrito foi testado em dois momentos, primeiro com um grupo de 14 pessoas que eram cegas ou tinham baixa visão. Em um segundo momento o vídeo audiodescrito foi testado junto a uma turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que tinha um aluno com baixa visão incluído. Os resultados apontam que a audiodescrição feita em momentos em que a tela é congelada pode ser uma solução para audiodescrever vídeos prontos, que não tenham intervalos suficientes entre as falas para que a audiodescrição seja feita. Os alunos cegos consideraram a estratégia diferente, alguns gostaram mais que outros, contudo a estratégia foi aprovada, pois a audiodescrição cumpria com sua função: tornava verbal o que era apresentado visualmente. Para os alunos da EJA o congelamento da tela não é visto como incomodo, e não atrapalhou o processo de ensino e de aprendizado.

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Publicado

27/04/2015

Como Citar

Cozendey, S. G., & Costa, M. da P. R. da. (2015). Procedimento para a construção de uma audiodescrição congelando a tela: um estudo de caso para ensinar conceitos de física. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 9(4), 782–803. https://doi.org/10.21723/riaee.v9i4.7463

Edição

Seção

Artigos