Perspectivas de estudos comparados a partir da aplicação da escala Likert de 4 pontos: um estudo metodológico da pesquisa TALIS
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7761Resumo
Este estudo analisa a utilização da Escala Likert na pesquisa Teaching and Learning International Survey (TALIS). O tema justifica-se pelo uso recorrente da estatística nas pesquisas educacionais, especialmente, aquelas que permitem estudos comparados internacionais. O objetivo é avaliar análises apresentadas no relatório TALIS (OCDE, 2009) e verificar as perspectivas do uso da Escala Likert em estudos que utilizam os resultados desta pesquisa. Metodologicamente, partiu-se dos fundamentos estatísticos e procedimentos técnicos relacionados à escala, com base em Reis (1997), Garland (1991) e Oliveira (2001), entre outros, para examinar algumas questões aplicadas aos professores que utilizam a escala Likert de quatro pontos. No caso, Garland (1991) adverte que esta opção pode reforçar uma tendência e compelir os respondentes a marcarem a opção considerada mais adequada. Entre os resultados foram identificados problemas na formulação das questões aplicadas e nas análises presentes no relatório, que prejudicam a avaliação dos temas investigados na pesquisa TALIS.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.