Inovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessárias

Autores

  • Maíra da Cunha Darido Mestre em Educação Escolar. UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras. Araraquara – SP – Brasil.
  • José Luís Bizelli UNESP - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Departamento de Antropologia Política e Filosofia. Araraquara – SP – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i1.7772

Resumo

Na sociedade moderna as tecnologias têm ocupado um espaço importante exercendo influências em diferentes esferas. Os jovens já nascem imersos na realidade digital e virtual, o que altera as formas de aprender, bem como, de se relacionar com o mundo. Assim, intensifica-se o debate sobre as potencialidades das TIC em meios educacionais e formativos. Nesse estudo, buscou-se investigar a visão dos professores acerca do uso de inovações tecnológicas no ambiente escolar: os limites e possibilidades para o processo de aprendizagem. A amostra foi delimitada com 150 professores do Ensino Médio da rede estadual de São Paulo, no município de Piracicaba. Em continuidade, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 8 diretores aprofundando questões levantadas pelos professores no questionário. A pesquisa trouxe à tona aspectos importantes para a discussão e encaminhamento de medidas que busquem auxiliar as políticas públicas de inserção das TIC nas escolas. Os professores elencaram as vantagens e desvantagens do seu uso e seu processo de inserção. Observou-se que, apesar dos esforços para implantação, há problemas com infraestrutura das escolas, formação de professores e condições de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

DARIDO, M. da C.; BIZELLI, J. L. Inovações tecnológicas e contexto escolar: reflexões necessárias. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 1, p. 50–66, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i1.7772. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7772. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos