Olhares sobre a violência no namoro: um projeto com adolescentes do ensino secundário

Autores

  • Joana Afonso Mestre em Educação para a Saúde. Professora do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Porto. Mira de Aire – Portugal.
  • Filomena Teixeira Investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). UA - Universidade de Aveiro. Aveiro – Portugal. Professora Coordenadora. ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra. Coimbra – Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i2.7846

Resumo

A violência nas relações de namoro tem vindo a aumentar nos últimos anos, tornando-se relevante a implementação, em contexto escolar, de projetos de intervenção visando a sua prevenção. O principal objetivo do projeto foi diminuir a legitimação de atitudes de violência nas relações de namoro. O recurso à exploração de videoclipes constituiu uma estratégia inovadora nas práticas de prevenção da violência no namoro, permitindo aos e às adolescentes desenvolverem um olhar crítico sobre a informação por eles veiculada. O projeto foi implementado numa escola do distrito de Leiria. Destinou-se a alunos/as do ensino secundário envolvendo pais, mães e encarregados/as de educação. Foram feitas três sessões numa turma de 15 alunos/as do 12º ano que, posteriormente, dinamizaram uma sessão de sensibilização em cada uma das restantes turmas do ensino secundário e outra dirigida a pais, mães e encarregados/as de educação. Para avaliar o impacte das sessões realizadas recorreu-se à análise de fichas de exploração do videoclipe e respetiva letra e à versão portuguesa da Escala de Atitudes Face à Violência no Namoro (EAVN). Registou-se uma diminuição estatisticamente significativa das atitudes legitimadoras de violência nos/as alunos/as sujeitos à intervenção e a maior parte dos e das participantes referiu a relevância deste tipo de ações tendo gostado das atividades e estratégias utilizadas. As atividades dinamizadas, em particular a utilização de videoclipes e a preparação, pelos/as alunos/as, de sessões de sensibilização constituem um contributo a valorizar nas ações de prevenção da violência no namoro.

Downloads

Como Citar

AFONSO, J.; TEIXEIRA, F. Olhares sobre a violência no namoro: um projeto com adolescentes do ensino secundário. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 2, p. 504–523, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i2.7846. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7846. Acesso em: 3 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos