Formação do professor e educação inclusiva: análise dos conteúdos dos cursos de pedagogia da Unesp e da USP

Autores

  • Rosimar Bortolini Poker Unesp – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Educação Especial. Marília – São Paulo – Brasil. Pesquisadora do projeto em rede “Acessibilidade no Ensino Superior” (Obeduc/Capes).
  • Simone Ghedini Costa Milanez Unesp – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências – Departamento de Educação Especial. Marília – São Paulo – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7921

Resumo

No Brasil, o modelo educacional vigente, respaldado pela legislação nacional e pelo movimento internacional, defende a proposta da educação inclusiva, onde todos os alunos, respeitadas as suas especificidades, aprendem juntos. Assim, torna-se imprescindível a ocorrência de transformações na formação dos professores. Afinal, para atuar na escola pautada no paradigma da inclusão, o professor precisa deter novos conhecimentos para ensinar toda a diversidade, usando estratégias, recursos e metodologias diferenciadas. Nesse contexto, a pesquisa pretendeu conhecer e analisar os conteúdos presentes nos planos de ensino dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista e da Universidade de São Paulo relacionados diretamente com a educação inclusiva, verificando se estão atendendo às novas exigências deflagradas pela inclusão. Para tanto, foram coletados os planos de ensino das disciplinas obrigatórias desses dois cursos e, em seguida, foram identificados, analisados e comparados os conteúdos que tratavam diretamente de temas relacionados com a educação inclusiva. Os resultados demonstraram que há conteúdos recorrentes a respeito da educação inclusiva que estão presentes na maioria dos cursos e há também grande quantidade de conteúdos diferenciados que constam de apenas um ou dois cursos. Verifica-se a partir daí a necessidade de se discutir, pensar e eleger os conteúdos fundamentais que devem ser garantidos nos cursos de Pedagogia, propiciando a todo professor uma formação suficientemente capaz para atuar na perspectiva da educação inclusiva.

Downloads

Como Citar

Poker, R. B., & Milanez, S. G. C. (2015). Formação do professor e educação inclusiva: análise dos conteúdos dos cursos de pedagogia da Unesp e da USP. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 10(esp.1), 703–718. https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7921