Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência

Autores

  • Taís Buch Pastoriza UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação. Sorocaba – São Paulo – Brasil. Mestranda. Bolsista Obeduc/Capes.
  • Rosimeire Maria Orlando UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Licenciatura em Educação Especial – Programa de Pós-graduação em Educação Especial. São Carlos – São Paulo – Brasil. Coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa da UFSCar do projeto em rede “Acessibilidade no Ensino Superior”(Obeduc/Capes).
  • Katia Regina Moreno Caiado UFSCar – Universidade Federal de São Carlos. Curso de Pedagogia – Programa de Pós-graduação em Educação Especial. São Carlos – São Paulo. Programa de Pós-graduação em Educação. Sorocaba – São Paulo – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i5.7924

Resumo

A matrícula de pessoas com deficiência nas escolas regulares em diferentes etapas tem crescido nos últimos anos e com isso também as pesquisas na interface da educação especial com as outras áreas do conhecimento. O objetivo deste estudo foi analisar a produção de pesquisas sobre ensino de geografia para pessoas com deficiência, com foco na visual, bem como analisar os temas pesquisados e as Instituições de Ensino Superior onde as pesquisas se realizaram com vistas a apontar os desafios e as possibilidades para futuros trabalhos. O referencial teórico sobre análise de produção científica pautou-se em Bueno (2010) e Silva e Gamboa (2011). O levantamento da produção foi realizado no banco de teses da Capes, e os descritores utilizados foram: inclusão, deficiência, cegueira e ensino de geografia. Os resultados dessa análise mostram que a escolarização das pessoas com deficiência tem sido um tema em crescimento nas pesquisas dos últimos anos, mas que o enfoque das pesquisas está nas metodologias de ensino. Também há uma indicação para uma possível diversificação nas deficiências estudadas e nas Instituições de Ensino Superior.

Downloads

Como Citar

PASTORIZA, T. B.; ORLANDO, R. M.; CAIADO, K. R. M. Produção do conhecimento sobre o ensino de geografia para pessoas com deficiência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp.1, p. 773–786, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i5.7924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/7924. Acesso em: 27 fev. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.