Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da pedagogia da esperança de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81Palavras-chave:
, Modernidade, Descolonialidade, Educação popular, Pedagogia da EsperançaResumo
Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.Downloads
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