Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da pedagogia da esperança de Paulo Freire

Autores

  • Vera Lucia Ermida Barbosa Doutoranda em Estudos Contemporâneos. UC - Universidade de Coimbra. Instituto de Investigação Interdisciplinar - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20. Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22290-240 https://orcid.org/0000-0002-7785-0113

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81

Palavras-chave:

, Modernidade, Descolonialidade, Educação popular, Pedagogia da Esperança

Resumo

Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Ermida Barbosa, Doutoranda em Estudos Contemporâneos. UC - Universidade de Coimbra. Instituto de Investigação Interdisciplinar - Centro de Estudos Interdisciplinares do Século 20. Doutoranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Rio de Janeiro – RJ – Brasil. 22290-240

Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social. Programa EICOS - IP. UFRJ.Brasil. Doutoranda em Estudos Contemporâneos. Instituto de Investigação Interdisciplinar. Centro de Investigação Interdisciplinar do Século XX. Universidade de Coimbra.Portugal

Downloads

Publicado

11/04/2016

Como Citar

BARBOSA, V. L. E. Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da pedagogia da esperança de Paulo Freire. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 81–94, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos