Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da pedagogia da esperança de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81Palavras-chave:
, Modernidade, Descolonialidade, Educação popular, Pedagogia da EsperançaResumo
Este ensaio se insere no debate acerca da Reflexão Descolonial que vem realizando um movimento epistemológico fundamental para a renovação crítica e utópica das ciências sociais na América Latina no século XXI. Este cenário compõe o contexto onde se insere a Educação Popular como proposta pedagógica no século XX em contraponto aos processos de dominação inaugurados na América Latina a partir do seu ‘descobrimento’. A atualidade do pensamento de Paulo Freire como referência epistemológica para a construção de uma práxis libertadora e sua articulação com a Reflexão Descolonial serão nosso eixo de análise na perspectiva de promover um diálogo entre elas no sentido de buscar uma interlocução entre suas propostas educativas/políticas/organizativas na emancipação do espelho eurocêntrico.Downloads
Publicado
11/04/2016
Como Citar
BARBOSA, V. L. E. Modernidade, descolonialidade e educação popular: perspectivas da pedagogia da esperança de Paulo Freire. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 1, p. 81–94, 2016. DOI: 10.21723/riaee.2016.v11.n1.p81. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8090. Acesso em: 28 fev. 2021.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.