Outras falas possíveis: a emergência da comunicação popular colaborativa como estratégia educativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v10i3.8099Resumo
Num mundo em que as “agendas discursivas” permanecem, em grande parte, sob a tutela de poucos, a comunicação popular colaborativa surge como uma forma de resistência educativa: como um “golpe” contra o olhar panóptico dominante da nossa sociedade. O presente artigo defende que um novo fazer comunicacional é possível e, partindo de uma abordagem outra, se refere a uma comunicação educacional, de “outras falas possíveis”, construída através de um modelo participativo. Uma comunicação que, como defende Serge Desgangné (2007), tem o potencial de oferecer uma participação aos sujeitos em um fazer comunicativo mais aberto, onde não detentores dos “meios de produção” dos discursos aceitos se transformam em de co-comunicadores e co-construtores de suas próprias oportunidades.Downloads
Publicado
06/10/2015
Como Citar
ARAÚJO, H. O. de; GOMES, A. R. Outras falas possíveis: a emergência da comunicação popular colaborativa como estratégia educativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 3, p. 901–916, 2015. DOI: 10.21723/riaee.v10i3.8099. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8099. Acesso em: 26 fev. 2021.
Edição
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Artigos
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