Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação

Autores

  • Fernanda Fronza Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação – Pós-graduação em Educação. Florianópolis – SC
  • Fernando Luiz Cardoso Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Florianópolis – SC

DOI:

https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p565

Palavras-chave:

Exergames. Videogames. Educação. Escola.

Resumo

Os exergames são tecnologias digitais dirigidas a atividade física que tem sido utilizado mundialmente em escolas de maneira lúdica ou pedagógica. O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os estudos que usam exergames na escola, apontar quais as potencialidades pedagógicas destes jogos para a educação e se suas bases teóricas estão consolidadas para seu uso escolar. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área de educação e saúde com os descritores exergames e educação em inglês. Foram selecionados 4 artigos, com sujeitos de pesquisa constituídos por crianças e professores de escolas, de cunho empírico porém nem todos seguiram protocolos específicos de avaliação. A metade deles se respaldou em alguma teoria para justificar seus achados, e as contribuições foram relevantes tanto para alunos e professores a partir da vivência empírica com o uso dos exergames na escola. Conclui-se que as respostas físicas e comportamentais dos estudantes nos jogos estudados foram significativas nas escolas, no entanto os estudos avaliados não se basearam em quaisquer teorias consolidadas da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Fronza, Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação – Pós-graduação em Educação. Florianópolis – SC

Doutoranda em Educação. UDESC. Faculdade de Educação - área educação, comunicação e tecnologia

Fernando Luiz Cardoso, Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Florianópolis – SC

Doutor em Sexualidade Humana pelo Institute for Advanced Study in Human Sexuality. Professor Titular junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Movimento Humano e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC.

Downloads

Publicado

06/07/2016

Como Citar

FRONZA, F.; CARDOSO, F. L. Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 565–574, 2016. DOI: 10.21723/RIAEE.v11.n2.p565. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8187. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos