Exergames: uso pedagógico e suas bases teóricas na educação
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p565Palavras-chave:
Exergames. Videogames. Educação. Escola.Resumo
Os exergames são tecnologias digitais dirigidas a atividade física que tem sido utilizado mundialmente em escolas de maneira lúdica ou pedagógica. O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar os estudos que usam exergames na escola, apontar quais as potencialidades pedagógicas destes jogos para a educação e se suas bases teóricas estão consolidadas para seu uso escolar. O estudo é uma revisão sistemática em bases importantes na área de educação e saúde com os descritores exergames e educação em inglês. Foram selecionados 4 artigos, com sujeitos de pesquisa constituídos por crianças e professores de escolas, de cunho empírico porém nem todos seguiram protocolos específicos de avaliação. A metade deles se respaldou em alguma teoria para justificar seus achados, e as contribuições foram relevantes tanto para alunos e professores a partir da vivência empírica com o uso dos exergames na escola. Conclui-se que as respostas físicas e comportamentais dos estudantes nos jogos estudados foram significativas nas escolas, no entanto os estudos avaliados não se basearam em quaisquer teorias consolidadas da área.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.