Percepções de adolescentes sobre sexualidade e educação sexual

Autores

  • Adriana Rodrigues Zocca Mestre em Educação Sexual. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Luci Regina Muzzeti UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Natália Souza Nogueira Mestre em Educação Sexual. UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Pós-Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901
  • Paulo Rennes Marçal Ribeiro UNESP – Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências e Letras - Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual. Araraquara – SP – Brasil. 14800-901

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8331

Resumo

Falar em sexualidade com adolescentes nem sempre é uma tarefa fácil, mas extremamente necessária, além de tema transversal em educação. Esta pesquisa tem por objetivo analisar as respostas obtidas com a aplicação de um questionário aos alunos de Ensino Médio de escolas públicas que frequentam cursinho pré-vestibular comunitário na t de Matão/SP. Os resultados mostraram que os adolescentes conhecem o termo educação sexual, no entanto a maioria deles nunca participaram de projetos sobre a temática. As dúvidas estão relacionadas aos aspectos biológicos e de prevenção. O gênero masculino se sente a vontade para conversar sobre sexualidade com os amigos e o gênero feminino com os pais. Sendo assim, percebese a carência de contato com profissionais em educação sexual desses adolescentes e a predominância de discursos biológicos e de prevenção de doenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/01/2016

Como Citar

ZOCCA, A. R.; MUZZETI, L. R.; NOGUEIRA, N. S.; RIBEIRO, P. R. M. Percepções de adolescentes sobre sexualidade e educação sexual. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1463–1476, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8331. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8331. Acesso em: 24 nov. 2024.