Processos de educação sexual em cursos de medicina: reflexões sobre a construção do saber médico

Autores

  • Yalin Brizola Yared Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa: Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX) CNPq. Doutoranda em Educação. UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Florianopolis - SC – Brasil.
  • Sonia Maria Martins de Melo Líder do Grupo de Pesquisa: Formação de Educadores e Educação Sexual (EDUSEX) CNPq. UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina. Centro de Ciências Humanas e da Educação. Florianopolis - SC – Brasil. 88035-001

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v10i6.8337

Resumo

Surge o artigo como resultado de pesquisas que identificam os profissionais da área da saúde como agentes procurados e autorizados para trabalhar a educação sexual no ambiente escolar. Estudos trazem indicadores de que várias comunidades escolares reconhecem nos médicos autoridade científica para fazer educação sexual. Apresenta-se uma retrospectiva sintética dessa formação, identificando nesses processos aspectos da construção do saber médico e alguns indicadores de sua transformação em autoridade legitimada por várias organizações educativas para realizar intencionalmente educação sexual. Esse entendimento naturalizouse em vários ambientes educativos formais e não formais. Texto reflete sobre a necessidade urgente do desvelamento da compreensão de docentes médicos e não médicos de cursos de medicina sobre a dimensão humana da sexualidade e os reflexos desse entendimento em suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

28/01/2016

Como Citar

YARED, Y. B.; MELO, S. M. M. de. Processos de educação sexual em cursos de medicina: reflexões sobre a construção do saber médico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. esp2, p. 1561–1582, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v10i6.8337. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8337. Acesso em: 16 jun. 2021.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)