Simón Bolívar: o tratamento das rebeliões populares como um problema educacional

Autores

  • Alex de Novais Dancini UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • José Joaquim Pereira Melo Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8360

Palavras-chave:

Independência na Venezuela. Simón Bolívar. Educação.

Resumo

Em dois documentos escritos por Simón Bolívar, fica evidente que ele compreendia a não adesão dos setores populares à causa criolla anticolonialista como um problema de educação, de virtude e moral, ou de falta dela, e não das contradições raciais e sociais do período. Com esse eixo norteador, analisa-se neste artigo o conteúdo do Manifesto de Cartagena, no qual Bolívar interpreta os principais fatos que levaram à queda da Primeira República (1811-1812) e à retomada do poder pelos espanhóis. Analisa-se também o Manifesto de Carúpano, produzido em 1814, depois da perda da Segunda República para os espanhóis, cuja força principal era o exército popular de José Tomás Boves. 

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Biografia do Autor

Alex de Novais Dancini, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista PDSE CAPES - 2015; Professor no Colegiado de Educação da Unniversidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Membro do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Pensamento Educacional (GPTSPE/UEM).

José Joaquim Pereira Melo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

NOVAIS DANCINI, A. de; JOAQUIM PEREIRA MELO, J. Simón Bolívar: o tratamento das rebeliões populares como um problema educacional. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 755–775, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.8360. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8360. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos