Simón Bolívar: o tratamento das rebeliões populares como um problema educacional

Autores

  • Alex de Novais Dancini UEM - Universidade Estadual de Maringá
  • José Joaquim Pereira Melo Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8360

Palavras-chave:

Independência na Venezuela. Simón Bolívar. Educação.

Resumo

Em dois documentos escritos por Simón Bolívar, fica evidente que ele compreendia a não adesão dos setores populares à causa criolla anticolonialista como um problema de educação, de virtude e moral, ou de falta dela, e não das contradições raciais e sociais do período. Com esse eixo norteador, analisa-se neste artigo o conteúdo do Manifesto de Cartagena, no qual Bolívar interpreta os principais fatos que levaram à queda da Primeira República (1811-1812) e à retomada do poder pelos espanhóis. Analisa-se também o Manifesto de Carúpano, produzido em 1814, depois da perda da Segunda República para os espanhóis, cuja força principal era o exército popular de José Tomás Boves. 

Biografia do Autor

Alex de Novais Dancini, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutorando do Programa de pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Bolsista PDSE CAPES - 2015; Professor no Colegiado de Educação da Unniversidade Estadual do Paraná - UNESPAR. Membro do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Pensamento Educacional (GPTSPE/UEM).

José Joaquim Pereira Melo, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

ACOSTA SAIGNES, Miguel. Bolívar acción y utopia del hombre de las dificultades. 2 ed. Caracas: Universidad Central de Venezuela, 1997.

ACOSTA, Vladimir. Algunas cortas reflexiones sobre la participación del pueblo venezolano en la guerra de independencia. Caracas: Colección Difusión, 2014.

ACOSTA, Wladimir. Independencia, soberanía y justicia social en el pensamiento de Libertador Simón Bolívar.Caracas: Monte Ávila Editores, 2015.

BOLÍVAR, Simón. Discurso de Angostura. In: Escritos del Libertador. Tomo XV. Documentos 3589 – 3592. p. 115, documento 85. Caracas: Sociedad Bolivariana de Venezuela, 1982.

BOLÍVAR, Simón. Discurso de Angostura. In: Escritos del Libertador. Tomo XV. Documentos 3589 – 3592. p. 115, documento 85. Caracas: Sociedad Bolivariana de Venezuela, 1982.

BOLÍVAR, Simón. Discurso pronunciado el 3 de julo de 1811 en la sociedad patriótica de Caracas, por el coronel Simón Bolívar. In: Escritos del Libertador. Tomo IV. Documentos 1 – 287. p. 81, documento 85. Caracas: Sociedad Bolivariana de Venezuela, 1968.

BOLÍVAR, Simón. Memoria dirigida a los ciudadanos de la Nueva Granada por un caraqueño. In: Escritos del Libertador. Tomo IV. Documentos 1 – 287. p. 81, documento 85. Caracas: Sociedad Bolivariana de Venezuela, 1968.

BRITO FIGUEROA, Federico. Historia económica y social de Venezuela. 4 ed. Tomo I. Caracas: Universidad Central de Venezuela, 1974.

BUSHNELL, David. La independencia de la América de Sur española. In: BETHELL, Leslie. Historia de América Latina. Barcelona: Editorial Crítica, 1991.

CARRERA DAMAS, Germán. Boves: aspectos socioeconómicos de la guerra de independencia. Caracas: Monte Avila Editores, 1991.

DÍAZ, José Domingo. Recuerdos sobre la rebelión de Caracas. Caracas: Bilioteca Ayacucho, 2012.

FRANK, Waldo. Nacimiento de un mundo. Caracas: Fundación Editorial el Perro y la Rana, 2006.

LYNCH, John. Los orígenes de la independencia hispanoamericana. In: BETHELL, Leslie. Historia de América Latina. Barcelona: Editorial Crítica, 1991.

MASUR, Gerhard. Simón Bolívar. Caracas: Griialbo, 1987.

PIETRI, Juan Uslar. Historia de la rebelión popular de 1814. Caracas: Monte Ávila Editores, 2014.

VALLENILLA LANZ, Laureano. Cesarismo Democrático. Caracas: Eduven, 2000.

Downloads

Publicado

04/03/2017

Como Citar

Novais Dancini, A. de, & Joaquim Pereira Melo, J. (2017). Simón Bolívar: o tratamento das rebeliões populares como um problema educacional. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 12(esp.), 755–775. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.8360

Edição

Seção

Artigos