Tecnologias de informação e comunicação no compartilhamento de aprendizagens na educação básica

Autores

  • Aline Diesel
  • Rogério José Schuck
  • Lara Kalkmann Goulart
  • Silvana Neumann Martins

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8540

Palavras-chave:

Tecnologias de informação e comunicação. Educar pela Pesquisa. Compartilhamento de aprendizagens. Educação Básica.

Resumo

O presente artigo objetiva investigar as tecnologias, digitais ou não digitais, utilizadas para promover o compartilhamento de aprendizagens decorrentes do ensino pela pesquisa na Educação Básica. Para tanto, seguiu-se com a abordagem qualitativa, sendo os dados coletados mediante a realização de entrevista semiestruturada com sete professores da Educação Básica, que trabalham com diferentes áreas (História, Pedagogia, Informática e Geografia) na rede pública e privada da região do Vale do Taquari/RS/BRA. Além disso, os sujeitos envolvidos são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Instituição de Ensino Superior. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo. O aporte teórico utilizado para fundamentar este estudo baseia-se nos pressupostos do ensino pela pesquisa e na relação entre tecnologia e práticas pedagógicas. Os dados coletados permitiram construir duas categorias de análise: a) aprendizagens compartilhadas em recursos tecnológicos imateriais; b) aprendizagens compartilhadas em recursos tecnológicos materiais. Os resultados apontam para a importância da produção de cartazes e painéis, assim como o uso da lousa digital, da internet, de programas para montagem de jogos e animações junto aos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica.

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Publicado

03/01/2018

Como Citar

DIESEL, A.; SCHUCK, R. J.; KALKMANN GOULART, L.; NEUMANN MARTINS, S. Tecnologias de informação e comunicação no compartilhamento de aprendizagens na educação básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 1, p. 59–77, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n1.2018.8540. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8540. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos