Tecnologias de informação e comunicação no compartilhamento de aprendizagens na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n1.2018.8540Palavras-chave:
Tecnologias de informação e comunicação. Educar pela Pesquisa. Compartilhamento de aprendizagens. Educação Básica.Resumo
O presente artigo objetiva investigar as tecnologias, digitais ou não digitais, utilizadas para promover o compartilhamento de aprendizagens decorrentes do ensino pela pesquisa na Educação Básica. Para tanto, seguiu-se com a abordagem qualitativa, sendo os dados coletados mediante a realização de entrevista semiestruturada com sete professores da Educação Básica, que trabalham com diferentes áreas (História, Pedagogia, Informática e Geografia) na rede pública e privada da região do Vale do Taquari/RS/BRA. Além disso, os sujeitos envolvidos são mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino de uma Instituição de Ensino Superior. Para a análise dos dados coletados utilizou-se a análise de conteúdo. O aporte teórico utilizado para fundamentar este estudo baseia-se nos pressupostos do ensino pela pesquisa e na relação entre tecnologia e práticas pedagógicas. Os dados coletados permitiram construir duas categorias de análise: a) aprendizagens compartilhadas em recursos tecnológicos imateriais; b) aprendizagens compartilhadas em recursos tecnológicos materiais. Os resultados apontam para a importância da produção de cartazes e painéis, assim como o uso da lousa digital, da internet, de programas para montagem de jogos e animações junto aos processos de ensino e de aprendizagem na Educação Básica.
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