Objetos de aprendizagem e lousas digitais interativas: uma proposta de avaliação de objetos de aprendizagem para ensino de matemática
DOI:
https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p350Palavras-chave:
Tecnologia, Objetos de aprendizagem, Lousas digitais, Avaliação de software, Indicadores,Resumo
As atuais condições da sala de aula tendem a torna o processo de ensino-aprendizagem unidirecional e expositivo, tendo um impacto negativo na aprendizagem, direcionando as ações para uma aprendizagem mecânica e não significativa. Uma das possibilidades para melhorar a qualidade do ensino é inovar as metodologias e variar as formas de apresentação de informações para nossos alunos, como o uso da tecnologia no processo de ensino. A Lousa Digital Interativa (LDI) está entre as tecnologias que vêm sendo implantadas nas escolas brasileiras. Uma das possibilidades promissoras para agregar valor ao uso das LDI durante as aulas são os "Objetos de Aprendizagem" (OA). Porém, um dos problemas é que muitas vezes os OA não são plenamente adequados à dinâmica da LDI, seja do ponto de vista funcional ou pedagógico. O objetivo deste trabalho é analisar e propor um conjunto de indicadores que avaliam os Objetos de Aprendizagem para serem utilizados em conjunto com Lousas Digitais Interativas. O levantamento e definição dos indicadores de avaliação foi realizada a partir da revisão da literatura sobre o tema e com base em experiências de uso de LDI em uma escola Municipal de Ensino Fundamental. Após a definição do conjunto de indicadores foi realizada a avaliação de uma amostra de 30 OA destinados ao ensino de Matemática na 3ª série do Ensino Fundamental. Os resultados da avaliação sinalizam que os indicadores propostos são adequados para uma pré-análise dos OA e auxiliam no processo de seleção dos mesmos.Downloads
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