Letramento: processos educacionais no contexto social e político
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n4.out./dez.2017.8816Palavras-chave:
Letramento. Periódicos. Desigualdades. Psicologia educacional.Resumo
O presente artigo apresenta reflexões sobre uma pesquisa em desenvolvimento que propõe analisar discursos referentes a letramento. A pesquisa considera as produções elaboradas no período compreendido entre 1995 e 2015. O estudo está sendo feito por meio de uma consulta sistemática buscando identificar e catalogar artigos sobre essa temática em periódicos indexados do país. O exercício de recuperação analítica da produção sobre letramento no Brasil tem um início que o demarca e que prossegue de maneira ampliada com esta pesquisa. Como tais publicações situam o conceito de letramento? Que configurações sobre as desigualdades de gênero, étnico-raciais e idade são possíveis de se apreender em publicações sobre letramento? Quais temas, áreas do conhecimento e nível de ensino têm ocupado com maior frequência essas publicações? Teoricamente está pesquisa será referenciada por autores que dão ênfase à necessidade de se considerar o ambiente social em que o sujeito está interagindo, isto é, suas práticas de leitura e escrita, voltadas às necessidades de uso social (SOARES, 2001; KLEIMAN, 1995; AZEVEDO, 2007). A perspectiva da pesquisa é adotar como método a hermenêutica de profundidade (HP) – proposta de Thompson (2011), bem como dos aportes metodológicos de Bardin (2011).
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