Fonoaudiologia e bullying: ação de promoção de saúde na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v14i2.8924

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Promoção da saúde, Serviços de saúde escolar, Atenção primária à saúde.

Resumo

O objetivo deste artigo foi descrever a realização de uma ação fonoaudiológica na escola como uma possibilidade de promover a saúde em relação à temática bullying, na busca pelo respeito às diferenças. Método: O trabalho foi realizado com as crianças do 1º e 2º ano do ensino fundamental, que estudavam no período matutino na maior escola da América Latina. A ação foi realizada por meio da prática teatral, em consonância com as políticas públicas de saúde vigentes. Resultados: Observou-se que o teatro despertou o interesse das crianças que por sua vez reagiram de forma positiva diante discussões que surgiram posteriormente à apresentação do grupo. Além disso pode-se observar o envolvimento dos professores presentes no momento bem como da coordenação da escola. Conclusões: a fonoaudiologia mostrou-se aliada na promoção da saúde bem como no trabalho intersetorial, com a educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Yasmin Odila Maestri Miguel Padilha, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia. Especialização em andamento em Disfagia - Enfoque em Atuação Hospitalar pela Universidade Tuiuti do Paraná.

Anna Carolina Goulart Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina(2016) e ensino-medio-segundo-graupelo Curso e Colégio Tendência(2009). 

Isabela Costa Silveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em andamento em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina

Aline Megumi Arakawa-Belaunde, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

BEFI, D. A inserção da fonoaudiologia na atenção primária à saúde. In: BEFI, D. Fonoaudiologia na atenção primária à saúde. São Paulo: Lovise; 1997.

BRASIL. Ministério de Estado da Saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011a. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Diário Oficial [da República Federativa do Brasil], 24 out. 2011; Seção 1, pt1. p.55.

BRASIL. Casa Civil. Decreto nº 7.612, de 17 de novembro de 2011b. Institui o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Plano Viver sem Limite. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7612.htm. Acesso em: 02 jun. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.446, de 21 de novembro de 2014. Redefine a Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2014/prt2446_11_11_2014.html. Acesso em: 01 jun. 2016.

BRASIL. Casa Civil. Lei nº 13.185, de 6 de novembro de 2015. Institui o Programa de Combate à Intimidação Siatemática (Bullying). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13185.htm. Acesso em: 02 jun. 2016.

COSTA, F. S.; SILVA, J. L. L.; DINIZ, M. I. G. A importância da interface educaçãosaúde no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde, v. 4, n. 2, p. 30-3, 2008.

FEKKES, M.; PIJPERS, F. I.; VERLOOVE-VANHORICK, S. P. Bullying: who does what, when and where? Involvement of children, teachers and parents in bullying behavior. Health Educ Res, Oxford, v. 20, p. 81-91, fev. 2005.

FIGUEIREDO, T. A. M.; MACHADO, V. L. T.; ABREU, M. M. S. A saúde na escola: um breve resgate histórico. Ciênc Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 397-402, jan/mar. 2010.

JACOÉ, N. B.; et al. O olhar dos profissionais de uma Unidade Básica de Saúde sobre a implantação do Programa Saúde na Escola. Rev Méd Minas Gerais, Belo Horizonte, v. 24, n. 1, p. 43-48, (supl. 1) fev. 2014.

MALTA, D. C.; et al. Bullying in Brazilian schools: results from the National School-based Health Survey (PeNSE). Ciênc Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 15, n. 2, p. 3065-3076, out. 2010.

MANTOVANI, M. F.; et al. Representações sociais dos trabalhadores da estratégia saúde da família sobre promoção da saúde. Rev Enferm UFPE online, Recife, v. 8, n. 12, p. 4292-4299, dez. 2014.

MAZINI, R. G. P.; BRANCO, A. U. O bullying na perspectiva sociocultural construtivista. Bol Psicol., São Paulo, v. 62, n. 137, p. 169-182, dez. 2012

MIRANDA, J. L.; et al. Teatro e a escola: funções, importâncias e práticas. Revista CEPPG. Catalão, n. 20, p. 172-181. 2009.

OLIVEIRA, C. B.; et al. As ações de educação em saúde para crianças e adolescentes nas unidades básicas da região de Maruípe no município de Vitória Ciênc Saúde Colet, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 635-644, abr. 2009.

OLIVEIRA, J. P.; NATAL, R. M. P. A linguagem escrita na perspectiva de educadores: subsídios para propostas de assessoria fonoaudiológica escolar. Rev CEFAC., São Paulo, v. 4, n. 6, p. 36-46, nov/dez. 2011.

OTTAWA. Primeira Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde. nov 1986. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_ottawa.pdf. Acesso em: 02 jun. 2016.

PEREIRA, D. L.; SANTOS, A. M. S.; OSBORN, E. Ação preventiva na escola: aspectos relacionados com a integração professor e aluno e a comunicação humana. In: VIERA, R. M.; et al. Fonoaudiologia e saúde pública. 2. ed. Carapicuíba: Pró-Fono; 2004.

SALMIVALLI, C.; et al. Bullying as group process: Participant roles and their relations to social status within the group. Aggressive Behaviour. v. 22, n. 1, p.1-15. 1996.

SANTOS, A. A. G.; et al. Sentidos atribuídos por profissionais à promoção da saúde do adolescente. Ciênc Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 17, n. 5, p. 1275-1284, maio. 2012.

VIEIRA, R. M.; et al. Fonoaudiologia e saúde pública. 2ed. Carapicuíba: Pró-Fono; 2004.

Publicado

01/01/2019

Como Citar

PADILHA, F. Y. O. M. M.; RODRIGUES, A. C. G.; SILVEIRA, I. C.; ARAKAWA-BELAUNDE, A. M. Fonoaudiologia e bullying: ação de promoção de saúde na escola. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 2, p. 499–507, 2019. DOI: 10.21723/riaee.v14i2.8924. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8924. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos