Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047Palavras-chave:
Educação especial, Inclusão escolar, Experiência de aprendizagem mediada, Formação de professores, Consultoria colaborativa.Resumo
O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça.Downloads
Publicado
27/09/2016
Como Citar
Caramori, P. M. (2016). Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, 11(esp2), 1034–1047. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047
Edição
Seção
Artigos
Licença
Manuscritos aceitos e publicados são de propriedade dos autores com gestão da Ibero-American Journal of Studies in Education. É proibida a submissão total ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade pelo conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores. A tradução para outro idioma é proibida sem a permissão por escrito do Editor ouvido pelo Comitê Editorial Científico.