Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa

Autores

  • Patricia Moralis Caramori UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos - SP

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão escolar, Experiência de aprendizagem mediada, Formação de professores, Consultoria colaborativa.

Resumo

O trabalho traz parte dos resultados de uma pesquisa de abordagem qualitativa fundamentada na perspectiva participativa e interpretativa. Tem por objetivo oferecer formação continuada em serviço a professores regulares e de educação especial, sob o enfoque de consultoria colaborativa, tendo como base teórica os critérios de Experiência de Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein. Por meio de filmagem, observação e reuniões reflexivas com participação de duas professoras do ensino comum e uma professora de educação especial, os resultados apontam para a importância do critério de mediação Significado. A prática da professora de 4º ano mostra uma quebra no processo de transmissão do significado e, na reunião reflexiva, as estratégias discutidas, bem como a descrição de algumas práticas já empregadas pelas professoras, levam a um enriquecimento na formação e conhecimento sobre planejamento das atividades, pensando nos objetivos e sobre a importância do feedback tanto para o professor quanto para os alunos para que o significado se estabeleça.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Moralis Caramori, UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. São Carlos - SP

Pós-doutoranda em Educação Especial

Downloads

Publicado

27/09/2016

Como Citar

CARAMORI, P. M. Formação em serviço de professores comuns e especializados e suas implicações na prática: uma experiência de consultoria colaborativa. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp2, p. 1034–1047, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.esp2.1034-1047. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8941. Acesso em: 22 nov. 2024.