Tecnologias de informação e comunicação em trabalhos de conclusão de curso lato sensu: uma positiva parceria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.8963

Palavras-chave:

Orientação. Assíncrona e Síncrona. Comprometimento. Qualidade.

Resumo

Este trabalho objetiva demonstrar experiências de orientações e defesas de trabalhos de conclusão de curso do Centro Universitário Internacional Uninter, com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. As 355 orientações dos trabalhos ocorreram de forma assíncrona e síncrona, enquanto as defesas realizaram‐se de forma síncrona. Alguns dos autores consultados foram: Luckesi, Romanowski, Wachowicz, Saraiva. Os principais resultados decorrentes da forma assíncrona e síncrona das orientações e defesas dos trabalhos refletem‐se na agilidade de ação, na flexibilidade de emprego do tempo e no comprometimento com a boa qualidade da maioria dos artigos científicos. 

Biografia do Autor

Ivo José Both, Centro Universitário Internacional - UNINTER

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982) e doutorado em Educação na área de Política Educacional pela Universidade do Minho, Portugal (1992). É membro da Academia de Letras dos Campos Gerais-Ponta Grossa-PR. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora IBPEX; é docente no Programa de mestrado em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (em curso).

Kátia Cristina Dambiski Soares, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Kátia Cristina Dambiski Soares é Doutora em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Professora do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Desiré Luciane Dominschek Lima, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Desiré Luciane Dominschek Lima é Doutoranda em Educação. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação. Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professora do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Marcos Aurélio Silva Soares, Centro Universitário Internacional - UNINTER

Marcos Aurélio Silva Soares é Mestre em Educação e Trabalho. Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Professor do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Downloads

Publicado

20/12/2016

Como Citar

BOTH, I. J.; SOARES, K. C. D.; LIMA, D. L. D.; SOARES, M. A. S. Tecnologias de informação e comunicação em trabalhos de conclusão de curso lato sensu: uma positiva parceria. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1943–1959, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n4.8963. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8963. Acesso em: 4 mar. 2021.

Edição

Seção

Artigos