As contribuições da ACP ao saber psicopedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9077

Palavras-chave:

Psicopedagogia. Abordagem Centrada na Pessoa. Aprendizagem significativa.

Resumo

O presente trabalho pretende verificar como a Abordagem Centrada na Pessoa poderá contribuir com a Psicopedagogia. A Psicopedagogia é uma área científica recente e ainda busca uma teoria para fundamentar sua prática. Desenvolvida a partir de diversas outras áreas do conhecimento, tem sua base principal na Pedagogia e na Psicologia, e como objetivos compreender a construção do conhecimento com todos os fatores que a influenciam, facilitando o aprendizado e identificando o que impede o sujeito de aprender. Porém, este é um conceito novo e só através do estudo da história da Psicopedagogia pode-se entender como ocorreu à evolução desta área. Com a mudança de paradigma, a Abordagem Centrada na Pessoa (ACP), corrente de pensamento psicológico criada por Carl Rogers traz outra forma de se compreender a aprendizagem que passou a envolver significância e experiência, e entendimento de que o sujeito aprendente possui todas as potencialidades para aprender e é por meio de uma comunicação empática que o psicopedagogo age como um facilitador para o aprendizado e a mudança do aluno. Conclui-se que a prática psicopedagógica aplicada com base na teoria da Abordagem Centrada na Pessoa pode melhorar os resultados das intervenções nos processos de dificuldade de aprendizagem.

Downloads

Downloads

Publicado

30/11/2016

Como Citar

AMORIM, B. da S. As contribuições da ACP ao saber psicopedagógico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. esp.3, p. 1745–1760, 2016. DOI: 10.21723/riaee.v11.n.esp3.9077. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9077. Acesso em: 11 abr. 2025.