Avaliação do ensino da linguagem oral em sala de aula: utilizando a ferramenta EVALOE no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9125Palavras-chave:
Instrumento de avaliação. Ambientes de observação em sala de aula. Colaboração reflexiva. Língua oral. Ensino e aprendizagem.Resumo
Os resultados do uso de uma ferramenta para avaliar o ensino da língua oral em escolas no Brasil são apresentados. Escala de Avaliação da Linguagem Oral no Contexto Escolar -EVALOE, foi construído com o objetivo de observar de forma sistemática e avaliar como professores fazer para promover o desenvolvimento de habilidades de língua oral (falar e ouvir) dos alunos em suas salas de aula. O estudo foi realizado a partir de 40 observações em quatro escolas públicas na região de São Paulo. Os resultados indicam que o EVALOE é útil para ajudar a conhecer como os professores gerenciam o ensino de língua oral em classe, os aspectos de design instrucional, as funções e estratégias comunicativas utilizadas. Os resultados indicaram também que o uso da escala pode ser útil para iniciar processos de reflexão e aconselhamento com os professores, a fim de fazer mudanças em suas práticas de ensino visando ampliar o trabalho da linguagem oral em suas salas de aula.
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