Avaliação do ensino da linguagem oral em sala de aula: utilizando a ferramenta EVALOE no Brasil

Autores

  • Fatima Vega Llobera Doutorado, Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación, Universitat de Barcelona, Barcelona, España
  • Marta Gràcia Garcia Doutorado, Departamento de Psicología Evolutiva y de la Educación, Universitat de Barcelona, Barcelona, España
  • Camila Domeniconi Doutorado em Educação Especial pela UFSCar, Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino, São Carlos, Brasil
  • Priscila Benitez Doutorado em Psicologia pela UFSCar, Professora temporária no Departamento de Psicologia da UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9125

Palavras-chave:

Instrumento de avaliação. Ambientes de observação em sala de aula. Colaboração reflexiva. Língua oral. Ensino e aprendizagem.

Resumo

Os resultados do uso de uma ferramenta para avaliar o ensino da língua oral em escolas no Brasil são apresentados. Escala de Avaliação da Linguagem Oral no Contexto Escolar -EVALOE, foi construído com o objetivo de observar de forma sistemática e avaliar como professores fazer para promover o desenvolvimento de habilidades de língua oral (falar e ouvir) dos alunos em suas salas de aula. O estudo foi realizado a partir de 40 observações em quatro escolas públicas na região de São Paulo. Os resultados indicam que o EVALOE é útil para ajudar a conhecer como os professores gerenciam o ensino de língua oral em classe, os aspectos de design instrucional, as funções e estratégias comunicativas utilizadas. Os resultados indicaram também que o uso da escala pode ser útil para iniciar processos de reflexão e aconselhamento com os professores, a fim de fazer mudanças em suas práticas de ensino visando ampliar o trabalho da linguagem oral em suas salas de aula.

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Publicado

04/03/2017

Como Citar

LLOBERA, F. V.; GRÀCIA GARCIA, M.; DOMENICONI, C.; BENITEZ, P. Avaliação do ensino da linguagem oral em sala de aula: utilizando a ferramenta EVALOE no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. esp., p. 1085–1103, 2017. DOI: 10.21723/riaee.v12.n2.9125. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9125. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos