Utilizando a Audiodescrição como um recurso de Ensino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.9626

Palavras-chave:

Ensino Inclusivo, Audiodescrição, Recurso educacional

Resumo

Este trabalho apresenta uma discussão sobre o uso da audiodescrição como um recurso de ensino nas aulas de física. O estudo tem como objetivo descrever, propor e analisar uma proposta de audiodescrição de um vídeo educativo. A pesquisa busca analisar o uso de um vídeo audiodescrito junto a alunos cegos, com baixa visão e videntes. Com base nos dados coletados é desenvolvida uma sequência didática para o ensino de conservação de energia.  Os resultados mostram que a audiodescrição, além de ser um recurso de ensino importante para pessoas cegas e com baixa visão, pode facilitar a compreensão ou explicação de um conceito a alunos que não apresentam limitações visuais.

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Biografia do Autor

Sabrina Gomes Cozendey, UFSCar- Estágio de pós-doutorado CAPES.

Licenciada em Física e Pedagogia, Especialista em Educação de Jovens e Adultos, Mestre em ciências Naturais, Doutora em Educação Especial. Trabalha principalmente com recursos educativos inclusivos e atualmente faz estágio de pós doutorado na UFSCar.

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

COZENDEY, S. G.; COSTA, M. da P. R. da. Utilizando a Audiodescrição como um recurso de Ensino. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1164–1186, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.9626. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9626. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos