Uma possível arte de governar a formação de professores alfabetizadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21723/riaee.v13.n3.2018.11134

Palavras-chave:

Governamentalidade, Formação docente, Professores alfabetizadores

Resumo

Este artigo busca, no encalço de alguns documentos científicos e de políticas educacionais, entender como são produzidas, nas últimas décadas, práticas de formação e invenção de uma categoria docente no Brasil: os professores alfabetizadores. Tendo como objetivo analisar estratégias de mobilização e regulação das práticas de alfabetização como invenção e governo de uma episteme para formação e produção de professores alfabetizadores. Ao analisar as forças e práticas de mobilização e de regulação foi possível identificar ressonâncias neoliberais que operam uma rede de alianças capazes de produzir um modelo de alfabetização que serve como referência à formulação dos processos de formação continuada dos professores e para a invenção, nas últimas décadas, do professor alfabetizador no Brasil.

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Biografia do Autor

Leandra Bôer Possa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Educação Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestrado em Psicopedagogia - Universidad de La Havana (2001),  Mestrado em Educação - Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013) . Realizou Estágio Pós Doutoral em Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada na Universidade de Valencia, Espanha (2016-2017), bolsiata CAPES. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Educação Especial, Programa de Pós Graduação em Educação e Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas de pesquisa de Políticas Publicas em Educação, Educação Especial e Formação de Professores. Líder do Grupo Institucional GEPE/UFSM: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6763731375062082

Patricia Luciene de Albuquerque Bragamonte, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia (2009), Especialização em Gestão Educacional - Administração, Supervisão e Orientação Escolar (2012), Pós Graduação em Mídias na Educação (2014) e Mestrado em Políticas Públicas e Gestão Educacional pela UFSM (2018). Atualmente é Orientadora Educacional da Rede Municipal de Alegrete/RS e trabalha com formação continuada dos servidores. Pesquisadora do Grupo Institucional em Educação de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Inclusão - GEPE/UFSM

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Publicado

03/07/2018

Como Citar

POSSA, L. B.; BRAGAMONTE, P. L. de A. Uma possível arte de governar a formação de professores alfabetizadores. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1050–1065, 2018. DOI: 10.21723/riaee.v13.n3.2018.11134. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11134. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos teóricos